IBM lança mainframe em conceito de smarter computing

13/07/2011

Novo servidor será oferecido com preço agressivo para atingir empresas de médio porte.

A IBM faz hoje o lançamento mundial do z114, um servidor mainframe que custa 25% menos e oferece 25% maior desempenho, que seu antecessor, o System z10 BC. A companhia quer vender o produto para governos e empresas de médio porte de países emergentes. A novidade traz o conceito de "Smarter Computing", que prevê a otimização de recursos e centralização de diversas tecnologias em um único sistema.

“O Smarter Computing significa, basicamente, você gerir os negócios de sua empresa de uma maneira otimizada. O que nós estamos anunciando é a continuação do que a gente chama de zEnterprise, uma arquitetura no qual quebramos o paradigma de discutir com o cliente qual plataforma adotar conforme cada demanda dele. Com o zEnterprise a aplicação que o cliente quer adotar vai roda otimizada, trazendo muitos benefícios", informou à Computerworld o gerente de Mainframe da IBM Brasil, Paulo Perini.

O gerente de mainframe da companhia informa que o z114 atende a várias das atuais demandas do mercado. "A máquina roda praticamente qualquer tipo de aplicativo. Você rodar seu BI , seu ERP, sua cloud. O importante é que você vai rodar seu aplicativo de uma forma otimizada", acrescenta.

Segundo Perini, o z114 permite a consolidação do trabalho de 40 servidores com dois processadores rodando Linux. Para o executivo, a ferramenta é ideal para empresas de médio porte. "O Mainframe permite um crescimento vertical da plataforma, ao contrário da expansão horizontal, na qual há um aumento absurdo de servidores. Você consegue montar tudo de uma maneira virtualizada. Com isso, suporta inúmeras máquinas, podendo colocar vários servidores virtuais, inúmeros aplicativos, sem precisar de contratar uma parafernália de infraestrutura. Aí, você tem ganho de infraestrura, ganho de sofware, contrata menos licença", diz.

Perini ainda destaca a economia em software, em mão de obra para gerenciar o ambiente e energia eletica. "Aqui no Brasil não há preocupação com preço de energia. Mas vamos passar por isso ainda."

O z114 utiliza 12% menos energia e ocupa menos espaço físico que 300 sistemas x86. O novo servidor pode consolidar cargas de trabalho de até 60 servidores x86 e tem uma capacidade adicional embutida que permite aos clientes distribuirem cargas de trabalho provenientes de 300 sistemas x86 sem precisar expandir a área do data center ou a complexidade e o custo de gerenciamento de sistemas.

A tecnologia foi projetada para operar em temperatura ambiente, sem a necessidade de condicionamento de ar adicional, e nas condições mais rígidas, como temperaturas de até -34 Co. Também possui mecanismos capazes de reduzir os custos e aumentar o desempenho, como o Integrated Facility for Linux (IFL), que permite a criação e manutenção de um servidor virtual Linux no z114 por menos de US$ 500 por ano.

O produto inclui recursos como suporte a lâminas blades de servidores IBM System x, e executa aplicativos de forma integral para Linux x86 e, no futuro, para Windows.

Além de ser mais barato que seu antecessor, o Z114 custa, segundo a IBM, 74% menos que os servidores concorrentes. "O que é interessante é que esse lançamento mundial tem preço muito agressivo, principalmente no Brasil, pois acreditamos que esse tipo de hardware vai abrir muitas portas para clientes nao usam mainframe", diz Perini. Por aqui a máquina tem um preço inicial de 520 mil reais e é o mainframe de menor preço da IBM, numa clara estratégia de crescer fortemente não só no Brasil como em outros mercados emergentes.

Site: Computerworld
Data: 12/07/2011
Hora: 10h50
Seção: Tecnologia
Autor: Lucas Callegari
Link: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2011/07/12/ibm-lanca-mainframe-em-conceito-de-smarter-computing/