Mercado mundial de PCs cresceu só 2,6% no segundo trimestre, aponta estudo

15/07/2011

A América Latina e a região Ásia/Pacífico foram as regiões que registraram os maiores volumes de vendas de computadores.

O mercado mundial de computadores (desktops, notebooks e netbooks) cresceu 2,6% no segundo trimestre de 2011, de acordo com relatório divulgado pela IDC. Ao todo, foram comercializados 84,4 milhões de PCs, contra 82,2 milhões de unidades vendidas no mesmo período do ano anterior.

Segundo o estudo, alguns fatores justificam esse crescimento tímido do mercado. O primeiro deles é a própria comparação com 2010, quando esse setor teve um incremento de mais de 20%. A IDC destaca ainda que a indústria de computadores começa a sofrer com a concorrência dos smartphones e de outros dispositivos móveis, além de sentir os impactos da retração econômica vivenciada em mercados maduros, como Estados Unidos e Europa.

Mesmo sem dar números específicos, o levantamento aponta que a América Latina e a região Ásia/Pacífico – com exceção do Japão – foram os mercados no qual a indústria de PCs acompanhou os mais altos índices de crescimento.

Para Jay Chou, analisa sênior de pesquisas da IDC, na segunda metade de 2011 deve haver um aumento mais acelerado na venda de PCs, por conta do lançamento de uma série de produtos e de ações dos fabricantes para reduzir custos.

Entre os fabricantes, a HP manteve a liderança de mercado, com 18,1% de todas as vendas mundiais de computadores no segundo trimestre, seguida por Dell (12,9%) e Lenovo (12,2%).

Site: Olhar Digital
Data: 14/07/2011
Hora: 08h30
Seção: Digital News
Autor: ------
Link: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/mercado_mundial_de_pcs_cresceu_so_26_no_segundo_trimestre_aponta_estudo