Domínio cloud.com pode valer US$ 7 milhões

19/07/2011

A Citrix adquiriu a Cloud.com, startup atuante no mercado de nuvem, e junto com ela um dos domínios mais cobiçados de tecnologia.

A Citrix Systems anunciou a compra da Cloud.com, uma startup com 70 funcionários que disponibiliza infraestrutura para a nuvem. Ao mesmo tempo, adquiriu o que pode ser hoje um dos mais desejados domínios de tecnologia, o cloud.com.

Considere que a Apple no início deste ano teria pago 4,5 milhões de dólares para registrar o domínio "icloud.com" e pouco tempo depois revelou o novo serviço de armazenamento, o iCloud.

Frank Schilling, investidor baseado na Cayman Island, é considerado como um dos mais bem-sucedidos donos de nomes de domínios como o Antarctica.com, disse que o valor da cloud.com pode saltar de 3 milhões de dólares para 7 milhões de dólares se o seu novo proprietário desejar vendê-la.

"Qualquer valor menor que esse já seria muito bom para o comprador", escreveu ele em um e-mail. O preço de venda do Cloud.com não foi divulgado.

"Cloud computing é um modelo extremamente competitivo para as empresas", afirma Schilling. "Todas as companhias que estão nesse ambiente querem ser relevantes para os clientes. A Citrix é uma empresa muito bem capitalizada, e ganha agora mais status com os nomes de domínios que possui", diz.

Mesmo que o valor do domínio cloud.com possa custar 7 milhões de dólares, estaria muito abaixo dos 13 milhões dólares pagos no ano passado pelo sex.com, que o Domain Name Journal listou como o domínio mais caro vendido em 2010. O domínio social.com foi vendido por 2,6 milhões de dólares neste mês, o preço mais alto até agora neste ano que consta a lista da revista.

No entanto, a Citrix tinha motivações para efetuar a compra da Cloud.com que pouco tem a ver com o nome.

Trata-se do produto de gestão de infraestrutura da Cloud.com permite aos usuários se livrar do hardware existente e hypervisors e criar uma plataforma totalmente baseada em cloud. Seu principal produto, o CloudStack, fornece orquestração e recursos de gerenciamento que tornam essa tarefa possível.

Peder Ulander, diretor de marketing da Cloud.com, disse que cerca de 80% dos clientes da empresa usam hoje seus produtos com o Citrix XenServer. Junto com o XenServer, o open source CloudStack suporta KVM (Kernel-based Virtual Machine), Hyper-V, da Microsoft, e VMware vSphere.

Ulander disse que a aquisição da Cloud.com pela Citrix "amplia o que podemos fazer, porque agora estamos mais perto da equipe de produto."

"Isso basicamente nos dá credibilidade e muita experiência. Nos coloca ainda em posição privilegiada no mercado em comparação como o que teríamos de fazer para crescer com as próprias pernas já que éramos uma startup."

Site: Computerworld
Data: 18/07/2011
Hora: 11h35
Seção: Negócios
Autor: Patrick Thibodeau
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2011/07/18/dominio-cloud-com-pode-valer-us-7-milhoes/