InMetro e Anatel medem qualidade da banda larga

20/07/2011

Num trabalho inédito no país, a Anatel e o InMetro, em conjunto com o Comitê Gestor da Internet (CGI.br), divulgaram ontem uma análise detalhada do serviço prestado pelas operadoras de banda larga. O levantamento cobriu as três principais capitais (SP, RJ e BH), onde há maior densidade de conexões, envolvendo quatro operadoras: GVT, Net, Oi e Telefônica.

Segundo o relatório (leia aqui a íntegra), as operadoras cometem falhas até mesmo na elaboração dos contratos, quando não informam claramente o tipo de serviço e suas condições. O trabalho de campo foi previamente combinado com as operadoras, que foram monitoradas 24 horas por dia durante um período de dois a três meses. Para isso, foi utilizado um aparelho chamado Thin Client, que funciona integrado a um GPS para fornecer, via satélite, dados de todas as regiões analisadas.

Ao todo, foram verificados doze itens do serviço prestado pelas operadoras, sendo que os três órgãos responsáveis definiram cinco como os mais importantes: velocidade média de conexão (exigência de pelo menos 60% do prometido em contrato), perda de pacotes de dados (máximo de 2% do transmitido), tempo em que a conexão esteve disponível (mínimo de 99%), latência (tempo de entrega dos dados solicitados pelo usuário - o estudo considerou aceitável 80 milésimos de segundo) e validação do DNS (prática em que a operadora direciona o usuário para um site de seus anunciantes, o que é considerado ilegal).

Site: Home Theater
Data: 19/07/2011
Hora: 09h06
Seção: Notícias
Autor: ------
Link: http://revistahometheater.uol.com.br/site/tec_noticias_02.php?id_lista_txt=7352