Cerca de 90% das empresas já utilizam virtualização em algum grau, segundo a Vanson Bourne; no entanto, confiabilidade ainda preocupa.
De cada dez servidores, pelo menos quatro não são mais físicos, aponta um estudo sobre a adoção de tecnologias de virtualização. Foram examinadas grandes empresas em quatro países: Reino Unido, Estados Unidos, França e Alemanha.
A pesquisa, realizada pela consultoria Vanson Bourne sob encomenda da empresa de gerenciamento de virtualização Veeam, mostra que cerca de 39% dos países pesquisados possuem servidores virtualizados. As grandes empresas rodam, em média, 470 máquinas virtuais e 113 hosts.
Ao mesmo tempo em que 90% das companhias utilizam a virtualização em algum grau, quatro entre dez empresas enxergam problemas de confiabilidade como barreira para apostar na virtualização, ao passo que uma proporção similar afirma que pensa primeiro em renovar o hardware.
O método mais utilizado é o VMware, que aparece em 84% das empresas; 60% delas também utilizam o Microsoft Hyper-V, 55% utilizam o Critrix e 12% apostam em alternativas.
Os resultados foram obtidos a partir de dados de 544 companhias. A Veeam planeja conduzir o estudo a cada trimestre e construir uma comunidade em torno do site V-Index, no qual as empresas possam compartilhar suas experiências em relação a virtualização.
“Os dados mostram que a virtualização se tornou uma tecnologia padrão na maioria das empresas, mas fica claro que ainda há espaço para uma penetração ainda maior”, avaliou Ratmir Timashev, executivo-chefe da Veeam.
Site: IDG Now!
Data: 19/07/2011
Hora: 15h10
Seção: Computação Corporativa
Autor: ------
Link: http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2011/07/19/quatro-em-cada-dez-servidores-sao-virtuais-aponta-estudo/