No segundo trimestre de 2011, empresa obteve receita de US$ 26,7 bi. Crescimento de 12% em relação à igual período do ano passado.
No segundo trimestre de 2011, a IBM obteve receita de 26,7 bilhões dólares, 12% maior que o alcançando em igual período do ano passado. O lucro líquido GAAP – sigla em inglês para Princípios Contábeis Geralmente Aceitos – foi de 3,8 bilhões de dólares, aumento de 11%na mesma base de comparação.
As áreas de sistemas e de software tiveram crescimento, cada uma, de 17%. Software alcançou faturamento de 6,2 bilhões de dólares. Os principais produtos de middleware da IBM, como WebSphere, Tivoli, Lotus e Rational, renderam 3,9 bilhões de dólares em receita, um salto de 21%.
Já o segmento de Sistemas e Tecnologia gerou faturamento 4,7 bilhões de dólares no trimestre. As receitas com o sistema zEnterprise cresceram 61% e as vendas de sistemas MIPS desfrutaram 86% de expansão.
Serviço ficou atrás das áreas de software e de sistemas, com aumento de 10%. A receita do segmento Global Technology Services cresceu 11% para 10,2 bilhões de dólares e as vendas da área Global Business Services aumentaram 9% para 4,9 bilhões de dólares.
Com esses resultados, a IBM superou as estimativas dos analistas, que previam que empresa teria 25,345 bilhões de dólares em receita, com 3,7 bilhões de dólares de lucro líquido, de acordo com uma pesquisa da Thomson Financial.
"Continuamos sendo impulsionados por nossas apostas de crescimento, mercados em desenvolvimento, business analytics, nuvem, e Smarter Planet", afirmou o CFO Mark Loughridge, em um webcast que comentou os resultados da empresa.
As vendas de software de BA, por exemplo, aumentaram 20% no trimestre. "Na análise de negócios, estamos ajudando nossos clientes a otimizar as quantidades maciças de dados ", disse.
As vendas de serviços de cloud e software também aumentaram, de acordo com a empresa. Loughridge não divulgou os resultados financeiros relacionados à implementação de nuvem, mas disse que o tamanho médio do negócio triplicou e que a IBM gerou no primeiro semestre de 2011 mais receita do que todo o ano de 2010.
A IBM está observando crescimento mais rápido nos países emergentes, onde as vendas expandiram 13%, em comparação à média dos países industrializados que pertencem ao G-7, que ficou em apenas 3%. Os Estados Unidos geraram aumento de 6% e o Canadá de 11%. No Japão, entretanto, a receita da IBM caiu 5%.
"Temos 24 novos clientes de mainframe nos países emergentes desde a introdução do [zEnterprise] no ano passado. É uma excelente base para o crescimento futuro", disse Loughridge.
Uma área de preocupação era o enfraquecimento do segmento voltado para governos, embora o impacto global tenha sido "mínimo" para a IBM, disse Loughridge.
As vendas da linha WebSphere cresceram 55%, graças ao lançamento de uma nova versão. A receita com pacotes Business Process Management (BPM) tiveram aumento de 30%. A família de produtos Tivoli expandiu 9% e a Lotus subiu 12%.
Site: Computerworld
Data: 19/07/2011
Hora: 15h57
Seção: Negócios
Autor: Joab Jackson
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2011/07/19/software-e-sistemas-impulsionam-receita-da-ibm/