Em parceria com a CA, empresa pretende firmar parcerias regionais com companhias especializadas no segmento.
Uma unidade de negócios totalmente voltada para auxiliar empresas que desejam ficar em linha com o planeta e em conformidade com variados aspectos regulatórios: a EcoGovernance. Recente criação da Interadapt, desenvolvedora de soluções de TI, em parceria com a CA Technologies [com sua ferramenta de gestão], a iniciativa tem por objetivo consolidar um modelo diferenciado para implementação de projetos que visam estruturar práticas empresariais sustentáveis por meio do uso da tecnologia.
De acordo com Renato Ferreira, CEO da Interadapt, a ideia surgiu em razão da crescente necessidade de as empresas alinharem-se às atuais normas que estão surgindo por meio de organizações mundiais em prol da saúde do meio ambiente. “Com isso, há uma demanda crescente por iniciativas de sustentabilidade, que nascem no coração da governança corporativa. E nossos clientes, com certeza, têm essa necessidade”, diz o executivo.
Ele relata que as empresas [dos variados setores da economia nacional], mesmo que estejam dispostas a ingressar no movimento em prol da sustentabilidade, necessitam de apoio para desenhar suas estratégias e implementar projetos nesse segmento. A EcoGovernance, segundo ele, vai ajudar no gerenciamento de programas de sustentabilidade, orientando em relação à avaliações e relatos dos seus impactos ambientais e também de toda a sua cadeia de suprimentos.
Um ponto forte da estratégia da Interadapt para a construção de uma atuação inovadora no segmento está na escolha dos parceiros de setores estratégicos como o de energia e ainda regionais que entendam e conheçam detalhadamente todos os aspectos relacionados à sustentabilidade dos seus clientes. Um deles é a Pedeplanta, localizada em Sorocaba (SP).
Ferreira afirma que a empresa tem conhecimento profundo e qualificado no assunto, o que é fundamental para uma atuação de destaque e que proporcione aos clientes a confiança necessária para traçar bons projetos. “Vamos aos nossos clientes com esses parceiros. Essa é a grande diferença”, garante. “A Pedeplanta ajuda até mesmo com sugestões sobre iluminação, manutenção de ar-condicionado etc.”
A EcoGovernance , prossegue Ferreira, atuará de maneira diversificada, desde a consultoria, entendendo os interesses do cliente, até a criação de um escritório de sustentabilidade interno. Um dos pontos importantes, na avaliação do executivo, é que a unidade ajuda o cliente na modernização de processos, gerando redução de custos com papel, energia, entre outros, o que proporciona agilidade e sustentabilidade ao mesmo tempo.
“Ainda há forte necessidade de formação de cultura nas empresas brasileiras em relação à sustentabilidade. E temos sido verdadeiros agentes da disseminação. Porque as corporações ainda encaram essas iniciativas como custo e não como investimento”, afirma. Ele diz que na maioria dos casos, não há um profissional responsável pela sustentabilidade e por essa razão, dependendo do porte e da atividade fim da organização, é necessário “arrumar a casa”.
Com seis meses de vida, Ferreira acredita que a unidade terá crescimento significativo, considerando o potencial da demanda por iniciativas de sustentabilidade.
Site: Computerworld
Data: 20/07/2011
Hora: 15h21
Seção: Negócios
Autor: Solange Calvo
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2011/07/20/interadapt-cria-unidade-focada-em-projetos-de-sustentabilidade/