Passaporte para o Mercado

21/07/2011

O projeto “Passaporte para o Mercado” teve início na terça-feira, com a aula inaugural no auditório do Sindicato. Onze alunos selecionados pela Ong Comitê de Democratização da Informática – CDI-RJ participaram da palestra de abertura, proferida por Ladmir Carvalho, diretor-executivo da Alterdata Software.

O presidente do Sindicato, Benito Paret, iniciou a aula parabenizando e explicando como será o funcionamento do projeto. Durante três meses, os alunos receberão treinamento para trabalhar com o software de gestão de pessoas da Alterdata, primeira empresa parceira no projeto. “É um curso com características diferentes, o treinamento vai preparar os profissionais para atuar junto aos usuários do software. É uma demanda concreta e específica. Em setembro, temos a certeza de que vocês estão qualificados a ingressar no mercado de trabalho”. Paret acrescentou que a intenção é levar este projeto para outros locais da cidade e para o interior do estado.

Charbel Zaib, subsecretário estadual de Formação e Qualificação Profissional, esteve presente para conhecer a estrutura do projeto. “Nossa intenção é capacitar os trabalhadores para atender à demanda do mercado. Hoje á grande necessidade de mão de obra qualificada e iniciativas como essa ajudam a secretaria, pois identificam uma demanda e preparam os profissionais para supri-la. Queremos levar este projeto para dentro da Secretaria, para atender a mais pessoas”, disse o subsecretario.

Segundo José Edimilson Canaes, diretor de operações da CDI-RJ, “a tecnologia é o meio de transformação social”, e os alunos selecionados estão tendo uma grande oportunidade. “Aproveitem este processo de transformação, usem esta oportunidade da melhor maneira possível”, aconselhou Canaes. O projeto também conta com o apoio da Sodexo, representada na aula inaugural pelo supervisor comercial Frederico Brenha.

Em seguida, o diretor-executivo da Alterdata, empresa que participa desse projeto piloto, iniciou a palestra. Ladmir Carvalho contou um pouco de sua história pessoal para incentivar e mostrar aos jovens que o sucesso é resultado da dedicação e estudo. “Não existe sorte”, afirmou. “O que existe é trabalho, esforço de cada um para alcançar seus objetivos. E vocês já estão dando o primeiro passo ao buscar este curso para se especializarem. Aproveitem para aprender, mas saibam que isso é só o início de uma jornada”, disse o diretor-executivo da Alterdata.

As aulas têm início hoje e a previsão é que terminem em setembro, com 11 novos profissionais qualificados no software de gestão de pessoas da empresa.

Interessadas em participar de futuras edições do “Passaporte para o Mercado” podem entrar em contato com o Sindicato, por meio do e-mail: [email protected].