Novos tablets da Lenovo miram mercado corporativo e usuário final

22/07/2011

Custando US$500, ThinkPad possui tela de 10,1", Android 3.1 e é voltado para empresas, enquanto IdeaPad K1 tem foco em entretenimento e custa US$450.

A Lenovo anunciou um modelo de seu tablet ThinkPad voltado para o mercado corporativo, que trará o sistema Android 3.1 e uma mistura de recursos para usuários finais, como uma câmera com ferramentas de gerenciamento voltadas para negócios.

O tablet possui uma tela de 10,1 polegadas, pesa 750 gramas e bateria de até 8 horas de duração, segundo a fabricante. Os recursos corporativos permitem que os administradores do sistema organizem e protejam o aparelho de maneira fácil.

A companhia também anunciou um tablet para o consumidor final chamado IdeaPad K1, que roda o sistema Android 3.1 (Ice Cream Sandwich). Vale lembrar que a empresa já oferece uma tablet de 10,1 polegadas chamado LePad, que roda Android e começou a ser vendido no último mês de março no mercado chinês.

O ThinkPad e o K1 possuem alguns recursos de hardware em comum. Ambos carregam um processador Tegra 2, da Nvidia, uma câmera frontal de 2MP e uma traseira de 5MP. Os aparelhos também possuem entradas mini-HDMI, USB 2.0 e para chip SIM, além leitor de cartão SD.

Foco nas empresas e em segurança
Mas os recursos corporativos diferenciam o ThinkPad do K1, segundo o vice-presidente do ThinkPad na Lenovo, Dilip Bhatia. O tablet pode desabilitado remotamente por administradores de TI se for perdido ou roubado, e a fabricante fez uma parceria com a empresa Computrace para proteger os dados do aparelho. Outros recursos de segurança incluem criptografia de dados em camadas e suporte para a VPN (rede privada virtual) da Cisco para o acesso seguro a redes corporativas.

“Ele funciona para trabalho e diversão com recursos essenciais de segurança e gerenciamento”, diz Bhatia.

O ThinkPad pode rodar programas como o Lotus Notes Traveler, da IBM, um serviço de e-mail. Os usuários podem escrever usando uma caneta stylus, e o tablet inclui software que pode converter notas escritas a mão em texto.

A Lenovo espera lançar o tablet em agosto nos EUA. A companhia ainda disse que o lançamento mundial acontece no terceiro trimestre, apesar de não ter revelado uma data específica. O modelo de 16Gb e Wi-Fi custará 499 dólares (mesmo preço do modelo mais básico do iPad 2), e por mais 30 dólares os usuários poderão comprar um modelo com uma caneta digitalizadora.

Com o tablet, a Lenovo espera seguir o sucesso dos notebooks ThinkPad, que também são direcionados ao público corporativo. Empresas como a Cisco e HP já oferecem tablets específicos para o merdaco corporativo.

Entretenimento
Já o IdeaPad K1 tem foco em entretenimento e funcionará com o serviço de vídeo sob demanda Netflix (que deve chegar em breve ao Brasil), que pode realizar streaming de filmes de alta resolução (1080p) diretamente para o aparelho, conforme explica o diretor global de marketing mobile da Lenovo, Ninis Samuel.

A interface do K1 fornece acesso rápido a recursos chave de entretenimento. O aplicativo LaunchZone fornece acesso a um toque para o navegador web e outros programas multimídia. Um app chamado Social Touch coloca seus contatos de e-mail e de redes sociais em um só lugar.

O aparelho está disponível a partir de hoje no mercado norte-americano, custando 449 dólares pelo modelo com 32GB de armazenamento.

Tablet com Windows 7
Além desses aparelhos, a Lenovo ainda anunciou o tablet IdeaPad P1, que roda sistema Windows 7 em um processador Intel Atom de 1.5GHz. Esse aparelho é direcionado tanto para os usuários finais quanto corporativos e estará disponível no último trimestre.

Site: IDG Now!
Data: 21/07/2011
Hora: 15h57
Seção: Computação Pessoal
Autor: ------
Link: http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2011/07/20/novos-tablets-da-lenovo-miram-mercado-corporativo-e-usuario-final/