Riosoft é uma das cinco vencedoras de Edital de Publicações do Comitê Gestor da Internet no Brasil

25/07/2011

A Riosoft foi uma das cinco instituições vencedoras do edital de publicações do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) com o projeto “Loja de conveniências digitais – A evolução das lan houses”. Por isso, através de recursos financeiros disponibilizados pelo comitê, editará e publicará em forma de livro o projeto que é fruto do trabalho desenvolvido em 2009 e 2010 pela Riosoft com apoio do Sebrae-RJ nas lan houses da cidade do Rio de Janeiro.

A publicação tem como objetivo ser ao mesmo tempo uma atualização para gestores públicos e privados e todos os interessados em se atualizar a respeito do assunto, e um guia prático para pequenos empresários que desejam entrar no negócio, legalizar ou reorientar estrategicamente a sua lan house. Para tanto, a Riosoft apresenta o conceito de “Loja de Conveniências Digitais”.

O termo está relacionado à possibilidade de transformar a lan house em um espaço que ofereça ao público, particularmente o de baixa renda, as facilidades geradas pelo comércio eletrônico, pela comunicação pessoal, pelo uso de redes sociais, pelo governo eletrônico e pela  educação à distância. Em contrapartida, as lojas de conveniências digitais ganhariam com a atração de clientes através de novos serviços, a fidelização dos clientes atuais através da melhoria da qualidade dos serviços e o aumento do ticket médio dos clientes.

Segundo os idealizadores do projeto, o uso das lan houses, cyber cafés e semelhantes para incentivar a difusão digital seria eficaz porque, de acordo com dados do CGI.br, são responsáveis por 42% dos acessos à internet no Brasil. Nas regiões Norte e Nordeste estes percentuais são ainda maiores, 53% e 60% respectivamente. (Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação no Brasil 2009 – Cetic.br)

Segundo a mesma pesquisa, as lan houses são as grandes responsáveis pela difusão digital entre as camadas menos favorecidas da população, 64% dos que recebem menos de um salário mínimo acessam a Internet através delas. Desempenhando várias funções em diferentes regiões, muitas das vezes sem um estatuto jurídico, as lan houses promovem a difusão digital no Brasil.

O Edital de publicações do CGI.br foi desenvolvido para apoiar com recursos financeiros projetos de produção e/ou adaptação, edição e publicação de livros ou coleções em português, inéditos neste idioma, orientados e destinados ao público em geral, focados na convergência e no papel da internet, considerados prioritários para apoiar o desenvolvimento e a democratização da Internet no Brasil.

Seu objetivo é contribuir para a democratização do acesso à população de menor renda, fornecer subsídios para a formulação de diretrizes estratégias relacionadas ao uso e desenvolvimento da internet em todo o território nacional e identificar aspectos da governança da internet no mundo.