Microsoft bate expectativas e tem a melhor receita de sua história

25/07/2011

Empresa fecha ano fiscal de 2011 com receita de quase US$ 70 bilhões; demanda corporativa compensou com folga a estagnação no varejo.

Provando mais uma vez que os críticos estavam errados, a Microsoft divulgou um estrondoso resultado financeiro para o ano fiscal de 2011. As vendas do Microsoft Office, de software para servidores e de Xbox continuaram a crescer, apesar da perda de fôlego das vendas de Windows, destacou a empresa.

No ano fiscal encerrado em 30 de junho, a Microsoft gerou 69,94 bilhões de dólares em receita. O valor é o maior resultado já alcançado pela companhia e 12% maior que o do ano fiscal de 2010. Desta receita, 23,15 bilhões correspondem ao lucro líquido, um aumento de 23% em relação ao ano anterior.

No quarto trimestre fiscal de 2011, a Microsoft informou ter obtido receita de 17,37 bilhões de dólares, um aumento de 8% na comparação com o mesmo período do ano passado. O lucro líquido foi de 5,87 bilhões, 30% maior que o do mesmo período do ano anterior.

A receita da divisão Business da Microsoft cresceu 16% no ano e 7% no trimestre, graças ao lançamento recente do Microsoft Office 2010, que já teve 100 milhões de licenças vendidas. A divisão obteve receita de 5,8 bilhões de dólares no quarto trimestre e 22 bilhões no ano fiscal, ultrapassando a receita do sistema Windows e da divisão Windows Live, que supervisiona o sistema operacional Windows.

Encolheu
Na verdade, a receita do Windows e da divisão Windows Live encolheu 2% este ano e 1% no trimestre, como reflexo da estagnação da demanda por computadores pessoais durante este período. Esta divisão teve 4,74 bilhões de dólares em receita no quarto trimestre e 19,02 bilhões no ano.

A receita da divisão Server and Tools cresceu 11% no ano e 12% no último trimestre, indicando que a demanda por Windows Server, System Center e SQL Server continuou inabalável. Esta divisão informou ter alcançado receita de 4,6 bilhões de dólares para o quarto trimestre e 17 bilhões para o ano fiscal.

A divisão Entertainment and Devices foi a que apresentou o maior crescimento dentro da empresa. Sua receita cresceu 45% no ano e 30% no quarto trimestre, graças às vendas do console Xbox e de jogos e serviços associados. Esta divisão gerou 1,5 bilhão de dólares em receita no trimestre e 8,9 bilhões no ano fiscal.

Para o ano fiscal de 2010, a empresa havia informado uma receita de 62,48 bilhões de dólares e lucro líquido de 18,76 bilhões. No último trimestre desse mesmo ano fiscal, a Microsoft obteve 16,04 bilhões de dólares em receita e o lucro líquido foi de 4,52 bilhões.

Com esses resultados, a Microsoft superou a expectativa de todos os analistas, que previam uma receita 17,23 bilhões de dólares para o trimestre e 61,72 bilhões para o ano fiscal, segundo pesquisa da Thomson One Analytics. O lucro líquido esperado era de 4,9 bilhões de dólares para o trimestre e de 22 bilhões para o ano.

Alianças
“Em resumo, estamos contentes com a ótima resposta do mercado aos nossos produtos e com nosso grande desempenho em vendas, que nos ajudaram a atingir estes sólidos resultados financeiros”, afirmou o CFO da Microsoft, Peter Klein, durante conferência por telefone com jornalistas e analistas. “Nós também continuamos entusiasmados com nossas alianças e investimentos estratégicos, que nos permitirá capitalizar as oportunidades de longo prazo.”

No geral, as corporações contribuíram mais que os consumidores para o bom resultado da Microsoft. A receita gerada por consumidores em torno de PCs caiu 8%, ao passo que as vendas de PCs para o mercado corporativo cresceu 27%. A Microsoft estimou que o mercado global de PCs caiu 2% nos últimos 12 meses, principalmente por causa das fracas vendas em mercados desenvolvidos.

Além das vendas do Windows 7 para empresas, as vendas de outros produtos Microsoft foram especialmente fortalecidas no mercado corporativo. O Microsoft Dynamics cresceu 19% e agora tem uma base de usuários de 2 milhões. As vendas de Premium Windows Server e de System Center cresceram 20% e a receita com serviços premium para SQL Server cresceu quase 20%.

“Os clientes têm usado tecnologia da Microsoft para virtualizar seus data centers e construir seus próprios ambientes privados de nuvem”, disse Bill Koefoed, gerente geral de relações com investidores da Microsoft.

Tecnologias
Para o futuro, a Microsoft acredita que várias novas tecnologias fornecerão receita significativa nos anos que virão. Uma delas é o serviço Office365, lançado no mês passado.

“Com o Office365, nós criamos novas oportunidades de mercado para o Microsoft Office e nossos parceiros”, disse Klein. O Office365 ajudará a Microsoft a “aumentar a receita e o lucro por assento”, disse. “Isso nos dá uma oportunidade de atender a parcela da força de trabalho que não tem acesso regular a um PC.”

Outro foco promissor parece ser o Azure. Klein mencionou clientes de peso que usam o serviço de nuvem da Microsoft, incluindo Boeing, Pixar e Toyota. Contudo, ele não revelou a receita obtida com o Azure.

Klein também está confiante de que a aquisição da Skype, ainda em análise pelos órgão reguladores, trará frutos. “Com o Skype, nós aumentaremos a aceitação da comunicação de voz em tempo real tanto entre consumidores como nas empresas, gerando novos negócios e oportunidades de receita para a Microsoft”, disse.

Nokia e tablets
No entanto, Klein não mencionou o Windows Phone 7, nem a parceria com a Nokia, durante o webcast. Mas ele dedicou algum tempo respondendo à pergunta de um analista sobre outro sistema móvel, o Android. Ele disse que o Android violou algumas das patentes da Microsoft e que a empresa tem recolhido taxas de licenciamento com base nessas infrações. Klein não especificou como o dinheiro proveniente dessas licenças é contabilizado pela Microsoft. “Nós ainda não discutimos muito sobre o que esperar desse modelo. Assim, vamos ver o que podemos fazer com nosso programa de licenciamento daqui por diante”, afirmou.

Os executivos da Microsoft também não fizeram menção ao crescente mercado de tablets e sua relação com o mercado de PCs. Só disseram que, com o Windows 8, “nós estamos reimaginando o Windows para uma nova geração de hardware baseado em comandos de toque”, de acordo com Koefoed.

Os executivos também responderam a questões sobre a relação entre a empresa e a Yahoo.
No começo desta semana, a Yahoo apresentou resultados fiscais decepcionantes – em parte, por causa de sua parceria com a Microsoft em vendas de anúncios online, que teria gerado menos receita que o esperado. “Durante o trimestre, nós trabalhamos de forma bastante próxima com a Yahoo para descobrir e responder a diversas ineficiências e brechas da plataforma. Nós ainda enfrentamos desafios na monetização e continuaremos a trabalhar lado a lado com a Yahoo. Nós permanecemos confiantes no potencial de longo prazo do mercado combinado de buscas”, disse Klein.

Site: IDG Now!
Data: 22/07/2011
Hora: 10h54
Seção: Mercado
Autor: Joab Jackson
Link: http://idgnow.uol.com.br/mercado/2011/07/22/microsoft-bate-expectativas-e-tem-a-melhor-receita-de-sua-historia/