Há fortes evidências de que empresas que não se dedicarem em aprimorar as estruturas que têm de comércio eletrônico e atendimento à clientes na web sofrerão grandes perdas em seus negócios, apura estudo divulgado pela Compuware, fornecedora de soluções de gestão do desempenho de aplicações.Pesquisa ouviu 4014 usuários de todo o mundo.
O levantamento aponta que o comércio eletrônico feito via plataformas móveis movimentará US$ 6 bilhões ainda em 2011. E há outros fatores que mostram esse impulso. No quesito publicidade, por exemplo, os lucros trazidos ao Google pela plataforma Google Mobile Ads já alcançou a média de US$ 1 bilhão por ano, e está crescendo.
Até 2015, projeções apontam um crescimento no comércio eletrônico mobile que alcançará a marca de US$ 119 bilhões. A Amazon já conta com receita de mais de um bilhão de dólares por ano, vindos apenas de suas vendas feitas em plataformas móveis.
O levantamento também apurou que os usuários, independente do meio de acesso, esperam que experiências online em aplicativos ou browsers sejam velozes, convenientes, dinâmicas e satisfatórias, mas infelizmente, isso quase nunca ocorre, na percepção dos pesquisados.
A maioria dos usuários tem de lidar com serviços não confiáveis, páginas que não carregam corretamente ou com limitações em suas funcionalidades quando fora de um desktop e erros em transações que deveriam ser ágeis.
“A expectativa dos usuários não pára de crescer, mas empresas no Brasil ainda têm dificuldade em trazer serviços ágeis e confiáveis para mercados críticos. A grande perda que isso traz é que esses problemas impedem companhias de se beneficiarem com essas novas plataformas móveis pelas quais poderiam oferecer seus serviços,” afirma Takahiko Yoshida, Presidente da Compuware na América Latina.
O estudo divulgado pela Compuware constatou que:
- 71% dos usuários no mundo todo esperam que páginas carreguem na mesma velocidade em smartphones, desktops, tablets e aplicativos
- 74% dos usuários deixam um site se ele não carrega em até 5 segundos. Quando se trata de aplicativos, 50% dos usuários abandonam o software se ele demorar mais do que 5 segundos para carregar os dados necessários
- Contrastando com isso, hoje 77% das empresas têm páginas que levam mais de 5 segundos para carregar
- 78% dos usuários só estão dispostas a testar um site apenas outras duas vezes caso ele não funcione da primeira vez
- 80% dos usuários desiste de um aplicativo caso ele falhe ao iniciar em 3 tentativas
Site: Convergência Digital
Data: 22/07/2011
Hora: 14h
Seção: Internet móvel 3G
Autor: ------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=27003&sid=17