O novo serviço chega a preços competitivos. Até o final do ano, a empresa promete Office da Microsoft na nuvem, eliminando o modelo comercial de licenças.
Há pouco mais de um mês, a UOL Host voltou a ser uma operação independente da UOL Diveo [resultado da fusão em março deste ano entre as companhias UOL Host Data center, DHC e Diveo], com o objetivo de focar no varejo, profissionais liberais e pequenos e médios negócios.
Na retomada solo, integrado ao portal UOL, o UOL Host lança um serviço voltado a pequenas e médias empresas. De acordo com Vinicius Pessin, diretor do UOL Host, a nova plataforma de nuvem é mais robusta, proporciona maior flexibilidade e desempenho. "É uma nova geração de cloud computing", garante.
O lançamento é altamente estratégico na visão de Pessin porque irá possibilitar a inclusão de um contingente significativo de pequenas empresas que antes não vislumbravam a possibilidade de desfrutar de autonomia e flexibilidade a um custo que cabe dentro do bolso.
"O UOL Cloud é adquirido pelo site e custa a partir de 59 reais por mês [em promoção nos três primeiros meses], bastando acessar o site", diz. "Imagine todo o poder de processamento de um servidor, com toda a segurança e disponibilidade com esse custo", acrescenta.
Um dos pontos importantes da solução, segundo Pessin, é a facilidade de uso, por meio de um painel de controle, com recursos que otimizam a administração da infraestrutura de cloud. "E se a empresa desejar contratar mais servidores, discos ou licenças é muito rápido e sem burocracia."
O modelo on demand [em que o usuário paga apenas pelo que consome], segundo Pessin, torna o serviço ainda mais atraente e se configura como uma forte ferramenta de inclusão para pequenas e médias empresas que estavam à margem da tecnologia em razão dos altos custos.
"Em momentos de pico do negócio, poderá contratar mais servidores e depois retornar ao padrão do dia a dia, eliminando o risco de ter a infraestrutura ociosa o restante do tempo", destaca Pessin.
Fábrica de negócios
O UOL Cloud veio somar-se à loja de aplicativos [que conta com mais de dez ferramentas conhecidas no mercado], prossegue Pessin. Segundo ele, hoje somente 8% das PMEs têm algum sistema de gestão. "Significa que existe potencial de 95% para ERP nesse segmento. E temos a tecnologia por menos de 150 reais por mês, ao alcance de cada uma delas."
Até o final do ano, o UOL Host irá oferecer o pacote Office da Microsoft na nuvem. "Imagine que as PMEs terão todos os recursos do Office, sem modelo de licenças, a preço altamente competitivo. Mais uma oportunidade de viabilizar projetos e também o crescimento".
Hoje, um pequeno empreendedor pode iniciar um negócio virtual, com endereço eletrônico, hospedar seu site, desfrutar dos recursos de um CRM, ERP, tudo isso com cerca de 300 reais, garante o executivo. "Com isso, temos certeza de que iremos expandir o número de pequenos negócios, que com todas as facilidades de aquisição de tecnologia poderão crescer e atingir o patamar do UOL Diveo, voltado para grandes contratos corporativos", estima o executivo, que acredita que tudo estará "muito bem dentro de casa".
Pessin vai mais além. "Queremos ser a Amazon brasileira", revela. Segundo ele, já possuem a maior arma para a conquista da meta: a infraestrutura do grupo, que conta com seis data centers – três em São Paulo [Alameda Grete, Barão de Limeira e Itaim], um em Barueri e dois na Colômbia.
"Hoje, não é fácil construir data centers. Sabemos que temos uma infraestrutura confortável. Poderemos em futuro próximo entrar na era do Leilão de Processamento, vendendo nossa capacidade ociosa", diz o diretor do UOL Host, para quem muito em breve o desenho do mercado de data center ficará bastante interessante.
Site: Computerworld
Data: 25/07/2011
Hora: 7h35
Seção: Tecnologia
Autor: Solange Calvo
Link: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2011/07/25/uol-host-moderniza-plataforma-e-lanca-uol-cloud-para-pmes/