A iniciativa usaria parte dos recursos do Focem. Este último, um fundo voltado a países do Mercosul e que deve investir US$ 1 bi até 2016.
Em encontro realizado na capital uruguaia, Montevidéu, o ministro brasileiro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, defendeu a criação de um centro binacional (Brasil-Uruguai) para produzir software livre e que forme recursos humanos na área. A iniciativa seria patrocinada com parte dos recursos do Focem (Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul), que tem a previsão de destinar US$ 1 bilhão para pesquisas e desenvolvimento, até 2016.
Também de acordo com notícia divulgada pelo próprio Ministério da Ciência e Tecnologia, Mercadante sugeriu o uso do Focem para expansão das redes de banda larga destinadas à transmissão de dados e estudos científicos e tecnológicos entre Brasil e Uruguai.
De acordo com o ministro, o Uruguai é considerado um parceiro estratégico na área de ciência e tecnologia por suas realizações. O país já concluiu a inclusão digital de todas as escolas públicas e distribuiu um computador portátil por aluno. Além disso, ele participa do projeto Mercosul Digital, voltado a criar protocolos e procedimentos para estimular o comércio eletrônico para pequenas e médias empresas.
Site: Olhar Digital
Data: 26/07/2011
Hora: 13h15
Seção: Digital News
Autor: ------
Link: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/ministro_propoe_que_brasil_e_uruguai_criem_centro_para_produzir_software_livre