Vendas da empresa atingiram US$ 4,7 bilhões, impulsionadas pelo forte desempenho dos negócios com software em todo o mundo.
No segundo trimestre de 2011, a receita da SAP cresceu 14% em relação a igual período do ano passado, impulsionada pelas fortes vendas de software em todas as regiões, informou a empresa. Com base no IFRS (International Financial Reporting Standards), o faturamento do trimestre finalizado em 30 de junho atingiu € 3,38 bilhões (4,780 bilhões de dólares, de acordo com a taxa do último dia do trimestre).
A receita de software aumentou 26%, para € 802 milhões (1,160 bilhão de dólares), enquanto as vendas de software relacionados com serviços foram de € 2,580 bilhões (3,740 bilhões de dólares), com aumento de 14%.
O lucro após os impostos foi de € 588 milhões (853 milhões de dólares), um salto de 20% sobre o segundo trimestre de 2010. Esse resultado também foi favorável na comparação com o primeiro trimestre, com aumento de 4%.
A SAP atualizou a sua meta para este ano, afirmando lucro operacional não-IFRS para 2011, de € 4,450 bilhões ( 6,45 bilhões de dólares), anteriormente estimado, para € 4,650 bilhões (6,740 bilhões de dólares ).
"Nossa estratégia de inovação está ganhando. Estamos focados, no momento certo, na inovação e no mercado", disse Snabe, fazendo, em parte, uma referência à aquisição, no ano passado, da Sybase, na qual a SAP ganhou uma série de tecnologias móveis de software. "Nossos clientes estão voltando seus investimentos para essas áreas”, afirmou o co-CEO, Jim Hagemann Snabe, durante uma teleconferência terça-feira.
No entanto, Snabe admitiu que, embora as iniciativas mais recentes da SAP tenham atraído o interesse dos clientes, não terão ainda, necessariamente, grande impacto sobre o lucro da SAP.
O Business ByDesign, sua suíte de SaaS para empresas menores, já tem 550 clientes e caminha para cumprir a meta de mil clientes até o final do ano, disse Snabe. Mas o ByDesign não irá contribuir com aumento do lucro este ano, de acordo com Snabe. "É um investimento de longo prazo que estamos fazendo para redefinir o mercado on-demand."
Snabe não deu números precisos de vendas da plataforma móvel Sybase Unwired, e nem do Hight-Performance Analytics Appliance (HANA), mas se referindo a um pipeline combinado que está avaliado em mais de € 400 milhões (580 milhões de dólars).
Esses produtos, por sua vez,estão ajudando nas vendas da unidade de negócios do núcleo Suite, uma vez que eles trabalham em conjunto com os dados armazenados lá, disse Snabe.
A crise da dívida na Europa não teve um impacto forte no trimestre da SAP. A Alemanha viu um aumento de 30%nas receitas de software, um resultado "notável" dado que a Alemanha é o mercado mais maduro da SAP. Mas as preocupações estão relacionadas ao possível impacto global em relação à dívida dos Estados Unidos, quando políticos daquele país travaram uma batalha partidária em relação à mudança de limites dessa dívida.
A SAP acredita que a indústria de TI, principalmente de software, vai continuar indo bem, não importa o que aconteça, mas espera que as autoridades dos EUA cheguem a um consenso em breve, afirmou Snabe.
Site: Computerworld
Data: 27/07/2011
Hora: 08h30
Seção: Negócios
Autor: Chris Kanaracus
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2011/07/26/receita-da-sap-sobe-14-no-2o-trimestre/