“Em 30 anos, este é o melhor momento da indústria de TI na América Latina”. A frase resume as expectativas de Wilson Grava, brasileiro que há pouco mais de três meses assumiu a vice-presidência da NetApp para a América Latina. O próprio cargo do executivo demonstra a disposição da companhia em relação à região: recém-criado, ele representa uma mudança de status em relação à diretoria para a AL, existente até então.
Com a nova estrutura, e planos de ampliar investimentos na região, a companhia especializada em soluções de gerenciamento de storage e dados tem como meta triplicar sua operação na região nos próximos quatro anos. Na base deste crescimento, além do bom momento econômico vivido pela região, a explosão na demanda para infraestrutura para computação em nuvem.
“A procura por soluções para a nuvem tem sido explosiva”, afirma Grava. Para não perder oportunidades, a NetApp vai se concentrar na oferta de infraestrutura para provedores e empresas que queiram desenvolver suas nuvens. “Não vamos competir com nossos parceiros”, afirma o vice-presidente.
Em relação ao foco na região, Grava ressaltou que a América Latina é estratégica, e que a companhia vai investir em estrutura e pessoas, que deverão acompanhar o crescimento previsto para os próximos anos. Ele não abre números regionais, mas lembra que a NetApp tem cresceu 30% no ano passado – chegando a US$ 5,1 bilhões de faturamento global – e que deve manter o ritmo.
E o Brasil terá papel fundamental neste crescimento já que, para o executivo, leva vantagem sobre outros mercados emergentes como a China e a Índia. O primeiro tem obstáculos como a língua, alta dispersão geográfica e forte influência política na economia. Na Índia, as empresas têm que enfrentar a grande quantidade de dialetos existentes, o sistema de castas e a influência da religião na política. “O Brasil fala uma única língua, de certo modo conseguiu dissociar a economia da política e vive um bom momento econômico”, afirma.
Para crescer, a NetApp aposta na ampliação de uma estratégia que vem adotando há alguns anos: vendas via canal e atendimento ao cliente. Estas áreas serão reforçadas, assim como o trabalho realizado em conjunto com parceiros como Cisco e VMware, com quem desenvolveu a solução FlexPod, que reúne servidor, storage e software de virtualização em um mesmo equipamento.
Para a nuvem, a companhia aposta na oferta de soluções como a NetApp OnCommand, desenvolvida para controlar, automatizar e analisar infraestrutura de armazenamento compartilhada.
Site: Convergência Digital
Data: 27/07/2011
Hora: 13h
Seção: Cloud Computing
Autor: Fábio Barros
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=27048&sid=97