Projeto da Eco Sistemas é selecionado no prêmio de Inovação Tecnológica da Faperj

29/07/2011

A Eco Sistemas é uma das 76 selecionadas no prêmio de Apoio à Inovação Tecnológica, organizado pela Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), em 2011.

A empresa apresentou o projeto “Mobilidade em SADT Digital – ECG em Nuvem (Eletrocardiograma)” e vai receber apoio financeiro para o seu desenvolvimento piloto na cidade da Armação dos Búzios, na Região dos Lagos fluminense. Trata-se de uma central móvel de laudos para este exame, o qual tem o objetivo de desenvolver um produto que resolva o problema das grandes distâncias nos municípios, a falta de médicos e, principalmente, a falta de agilidade e precisão no diagnóstico dos pacientes. Pretende-se aliar o uso de aparelhos de exame móvel ECG, laudo à distância e autenticação pela certificação digital, com tecnologias de smartphones, ipads, computadores móveis e internet, à necessidade da população.

De acordo com o Datasus, somente no estado do Rio de Janeiro, 36 mil pessoas morreram com doenças envolvendo o aparelho circulatório que poderiam ser evitadas com exames de rotina, no ano de 2009. Há grande relevância na utilização dos aparelhos de ECG no diagnóstico precoce de várias intercorrências graves, que refletem em um dos maiores impactos na causa de mortalidade dos brasileiros.

O projeto viabiliza um laudo imediato, com a preocupação primária de unir todas as tecnologias disponíveis web com certificação digital para atuar no laudo à distância e viabilizar a criação de grupos de plantão remotos.

A “Central de Laudos” preconiza a disponibilização de um especialista por município para a criação de um pool remoto. Estes profissionais realizarão os laudos autenticados e um mecanismo de transmissão dos traçados a distância irá facilitar o acesso ao ECG. Estas pessoas poderão auxiliar as equipes no atendimento de emergência, urgência e rotina, diminuindo os índices que tornam as doenças cardíacas as maiores causas de mortalidade no Brasil.


Joseph Lynch, gerente de Comunicação e Marketing da ECO Sistemas, e Luiz Antônio Duarte, diretor da empresa, recebem os termos de outorga do projeto.

Para mais informações sobre a Eco Sistemas, acesse: www.ecosistemas.com.br/