Governo quer oferecer incentivo fiscal para produção de qualquer produto de TI

29/07/2011

Segundo o ministro Aloizio Mercadante, a ideia é estimular, principalmente, a indústria nacional de semicondutores e de telas.

Durante entrevista realizada na manhã desta quinta-feira, 28/7, no programa Bom Dia, da Rádio Nacional, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, informou que o governo federal está disposto a reduzir os impostos para produção no País de qualquer produto de tecnologia da informação (TI). O objetivo é incentivar a fabricação local, em especial, de semicondutores e de telas sensíveis ao toque.

Mercadante lembrou que, com isso, o governo expandiria a isenção que acaba de ser anunciada para os tablets. “Os incentivos incluem a redução de 31% em impostos federais e de 20% na fabricação de componentes”, detalhou o ministro.

A medida provisória que prevê os incentivos fiscais para os tablets produzidos no Brasil foi anunciada em 23 de abril neste ano. Na prática, a exemplo dos computadores, esses equipamentos podem encaixar-se na Lei do Bem, que prevê uma série de benefícios – como a isenção do PIS/Cofins – aos fabricantes que promovem pesquisa e desenvolvimento no mercado brasileiro.

Nas contas iniciais do governo, divulgadas pelo Ministério das Comunicações, esses incentivos à produção dos tablets no Brasil pode fazer com que os equipamentos cheguem ao consumidor com preços até 31% mais baixos do que os produtos importados. Entre os interessados em fabricar no País está a Foxconn, que deve produzir iPads em uma fábrica no interior de São Paulo.

Site: Olhar Digital
Data: 28/07/2011
Hora: 11h48
Seção: Digital News
Autor: ------
Link: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/governo_quer_oferecer_incentivo_fiscal_para_producao_de_qualquer_produto_de_ti