Oracle e SAP: desafio é entregar recursos Fusion e Hana

01/08/2011

A sua empresa está à espera de Fusion ou Hana? Você está satisfeito com o ritmo de seus lançamentos? Questiona analista.

Nos últimos cinco anos, o roteiro dos produtos da Oracle foi direcionado a um objetivo principal: a aplicação Oracle Fusion tem sido muito elogiada como a suíte de próxima geração de padrões abertos baseados em software empresarial. Enquanto isso, a SAP lançou o Hana (High Performance Analytic Appliance).

As duas empresas, no entanto, ainda estão trabalhando para entregar mais recursos aos usuários corporativos, o que está criando alguns desafios para os vendedores, diz Jon Reed, um analista independente de software empresarial e diretor da JonERP.com.

Então, quais são as principais questões pendentes na cabeça dos potenciais clientes?
"O aplicativo Oracle Fusion só entrou em versão de disponibilidade geral, mas ainda é uma espécie de GA [sigla em inglês para disponibilidade geral] seletiva", diz Reed. "Eles estão apostando muito do seu futuro na aplicação, mas ainda há muitas perguntas sobre preços e outras coisas."

Ao mesmo tempo, a SAP vem gerando uma série de questionamentos entre os próprios clientes, uma vez que continua  desenvolvendo de seu Hana. Este, que estará disponível em forma de appliance, processa os dados em RAM, com melhora do desempenho, de acordo com um artigo do IDG News Service. O HANA tem sido, em geral, disponibilizado para os clientes desde junho.

"Tem muita coisa acontecendo com Hana da SAP", diz Reed. "Ambas as empresas estão apostando muito nessas duas soluções."

Recente comunicado à imprensa sobre o Oracle Fusion GA, no entanto, oferece algum progresso aos clientes sobre o que realmente está acontecendo, afirma Reed. "Os usuários estão à espera da funcionalidade prometida há algum tempo e, agora, a Oracle sinaliza atendê-los".

Uma das chaves na estratégia do Oracle Fusion tem sido a de desenvolver um caminho para oferecer um upgrade para os clientes da JD Edwards e PeopleSoft, adquiridas pela empresa no passado. "O plano da Oracle com a fusão foi fazer uma ponte para que os clientes dessas empresas passassem a ser clientes com direitos plenos da Oracle", diz Reed.

"Eles estão tentando fornecer maior valor agregado em ERP", tornando o produto mais fácil de implementar e trazendo opções baseadas em nuvem. “Por isso, é importante para a Oracle mostrar que é capaz tanto para os atuais como para os novos clientes."

O problema com isso, diz ele, é que o GA do Fusion não faz tudo até o momento. "É um GA que não atende meus parâmetros sobre o que deveria ser, porque eles ainda estão avaliando como os clientes estão utilizando", diz ele.

Outra questão é sobre quais opções do Fusion serão realmente baseadas em nuvem. "Eu não tenho conseguido obter respostas", informa Reed. "Há questões na mente de algumas pessoas sobre o que é realmente baseado em nuvem."

Ainda há perguntas sobre a tecnologia Hana da SAP, de acordo com Reed. "Pode ser totalmente integrada com a SAP Business Suite? Essa suíte não foi projetada para funcionar como um sistema na memória então não é um caso fácil de se mover nessa direção como um todo. É por isso que eles trabalhando a sua utilização. "

A SAP está começando a trabalhar o Hana para alimentar as suas aplicações de análise com ele, diz Reed, embora acabem tendo que voltar a atenção à integração com a suíte de negócios. "Isso está longe de ser realizado, e o desafio é cumpri-lo, mas não pode ser um projeto de ficção científica. Tem de haver clientes."

Assim, continua a espera para ver o que acontece com o Fusion e o Hana e como eles serão realmente recebidos pelo mercado. A sua empresa está à espera de Fusion ou Hana? Você está satisfeito com o ritmo de seus lançamentos para a sua empresa?

Site: Computerworld
Data: 29/07/2011
Hora: 8h
Seção: Tecnologia
Autor: Todd R. Weiss
Link: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2011/07/28/oracle-e-sap-desafio-e-entregar-recursos-fusion-e-hana/