Apenas 31,6% do comércio está automatizado, quando considerada a utilização combinada de hardware e software de gestão. Dentre os não-automatizados, 69% pretendem avançar neste sentido nos próximos anos, o que aponta para um cenário de evolução promissor, revela estudo realizado pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Bematech em parceria com a Opinião Consultoria. O trabalho contou com 3147 entrevistas, em todas as regiões do Brasil, ao longo de 2010.
A maior parte da base consultada na pesquisa é caracterizada como estabelecimento único, ou seja, não faz parte de rede ou franquia. 42% dos entrevistados afirmaram usar impressora fiscal no estabelecimento, seguidos por 47% que possuem software de gestão.
Com altíssima automatização, despontam os postos de gasolina, seguidos dos segmentos de calçados e cosméticos/higiene. Entre os menos automatizados, figuram os estacionamentos e as ópticas. Para 31% dos respondentes, o principal impacto da adoção de ferramentas de automação é a agilidade nos processos, seguido de melhoria de controle da gestão (15%).
Dentre os que pretendem se automatizar, as principais razões são entrar em conformidade com as exigências fiscais, além de melhorar os processos – de estoque e financeiros.
A pesquisa buscou, ainda, avaliar a diversificação de meios de pagamento oferecidos pelos estabelecimentos. Neste quesito, notou-se que 66% dos locais já aceitam pagamentos por cartões de crédito, débito ou pagamento pelo celular. Ainda, 10% dos entrevistados disseram estar em processo de adesão de uma ou mais novas formas de pagamento.
Joalherias e lojas de departamento são as que mais aceitam cartões de débito e crédito. Com relação ao pagamento via celular – ainda com baixa adesão –, postos de combustível despontam, com 4%, e os supermercados vêm na sequência, com 2%. Para pagamento online, hotéis são maioria, com 6%.
Site: Convergência Digital
Data: 04/08/2011
Hora: 17h34
Seção: Gestão
Autor: ------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=27159&sid=16