Empresas criam disco que armazena dados "para sempre"

09/08/2011
A start-up Millenniata e a LG planejam lançar em breve um disco óptico e gravador/reprodutor de mídia que vai armazenar filmes, fotos e outros dados "para sempre". As mídias poderão ser acessadas por meio de um tocador de DVD ou Blu-ray.

A Millenniata chama o produto de M-Disc, e a companhia afirma que os discos podem ser mergulhados em nitrogênio líquido e depois em água fervendo sem serem danificados. A empresa também tem um estudo do Departamento de Defesa dos EUA (DoD) apoiando a resistência do produto, em comparação com discos ópticos de concorrentes.

No entanto, a fabricante não revelou qual material é usado para produzir as mídias, referindo-se a eles apenas como uma substância “natural” que é “parecida com pedra” e que não se desgasta com o tempo.

Como os DVDs e Blu-rays, as mídias de M-Disc são feitas de várias camadas de material. Mas, ao contrário dos anteriores,  não possui camadas refletivas. Em vez disso, durante o processo de gravação um laser “grava” cavidades no material da base.“Uma vez que a marca é feita, ela é permanente”, disse o CEO da Millenniata, Scott Shumway. “E o disco pode ser lido em qualquer máquina que rode um DVD”, completa.

Apesar de a Millenniata ter feito a parceria com a LG para o lançamento inicial do gravador/reprodutor M-Disc no início de outubro, Shumway afirma que qualquer fabricante de tocadores de DVD poderá oferecer unidades que reproduzem M-Disc ao simplesmente atualizar o firmware de seus produtos.

Mesmo com a indústria de DVDs afirmando que os discos devem durar entre 50 e 100 anos, as mídias tradicionais podem ficar inutilizáveis em poucos anos em ambientes normais, de acordo com Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA (NIST). Além disse, o órgão sugere que os DVDs devam ser armazenados em locais onde a umidade relativa fique entre 20% e 50%.

Site: PC World
Data: 08/08/2011
Hora: 13h40
Seção: Notícias
Autor: ------
Link: http://pcworld.uol.com.br/noticias/2011/08/08/empresas-criam-discos-que-armazena-dados-para-sempre/