Os esforços do serviço de restauração da Amazon Web Services após a queda de energia no data center de Dublin (Irlanda) tornou-se mais complicado por causa de um erro no software EBS (Bloco Elástico de Armazenamento, na sigla em inglês) ontem, segunda-feira (8/8), afirmou a companhia.
Como consequência da falha do programa, o sistema de gerenciamento de snapshots do EBS considerou que alguns blocos de dados não estavam sendo usados e os deletou, informou a Amazon pelo Service Health Dashboard na tarde de ontem.
A empresa identificou o erro para prevenir que ele não aconteça novamente e também descartou todos os snapshots que continham os blocos apagados. A Amazon vai enviar e-mails para clientes afetados assim que tiver disponível uma nova cópia dos snapshots que podem ser usados para recuperar os arquivos.
Às 22h (2h no horário de Brasília), a Amazon afirmou que tinha recuperado todos os volumes EBS e instâncias EC2 (Computação em Nuvem Elástica, na sigla em inglês) nos quais foi possível constatar consistência completa na hora da queda de energia.
Entretanto, a empresa não pôde verificar se havia ou não alguma gravação em curso que não foi salva consistentemente em alguns volumes EBS. Para remediar isso, a empresa começou a criar snapshots de recuperação para os volumes afetados.
Ao se tornarem disponíveis, os snapshots serão adicionados às contas dos usuários, segundo a Amazon. O processo será demorado e pode levar até 24 horas para ser completado.
Os problemas de disponibilidade começaram depois que um transformador foi atingido por um raio, o que deu início a uma explosão e a um incêndio que causou a queda de energia às 22h41(2h41 no Brasil) do domingo (7/8).
Os últimos dias não foram muito bons para a Amazon Web Services. Além do problema em Dublin, a empresa também sofreu uma breve interrupção nos EUA, devido a problemas de conectividade de rede.
Site: CIO
Data: 09/08/2011
Hora: 15h00
Seção: Notícias
Autor: Mikael Ricknäs
Link: http://cio.uol.com.br/noticias/2011/08/09/erro-em-software-atrasa-restauracao-de-data-center-da-amazon/