Profissionais do SMB precisam enfrentar o medo da nuvem

10/08/2011

O conceito de computação em nuvem já movimenta um ecossistema que vai além dos provedores de serviços e de infraestrutura. O mercado já conta, por exemplo, com distribuidores de software como serviço, como a SaaS Distribuidora.

A companhia iniciou suas atividades em 2007 com foco na atuação por meio de canais, revendas e provedores de serviços de telecomunicações na oferta de softwares 100% online. Hoje a distribuidora comercializa soluções de segurança da informação, backup, monitoramento web e acesso remoto, além de soluções para mobile, contabilizando mais de 1 milhão de usuários únicos atendidos por seus canais de venda.

Boa parte deste volume tem sido impulsionado por pequenas e médias empresas. De acordo com Marcos Chiavone, diretor da SaaS, é este o público que tem mais a ganhar com ofertas de software como serviço baseadas na nuvem. “É a melhor forma de obter benefícios da TI sem investimentos pesados em infraestrutura ou manutenção”, avalia.

O executivo reconhece que, mesmo com claras vantagens, a nuvem ainda enfrenta a resistência no setor, e não é por causa da segurança. “Os profissionais de TI que cercam o mercado SMB têm medo da nuvem, mas eles precisam aprender que há oportunidades aí”, diz.

De olho nestas oportunidades, a SaaS - que hoje trabalha com soluções de quatro fabricantes (McAfee, EMC, Trevio, Beanywhere) - está em pleno processo de ampliação de seu portfólio. Chiavone não revela quais são os produtos, mas afirma que hoje há sete deles em customização e que deverão estar em breve no mercado. “Estamos trabalhando com foco no que o cenário cloud exige, como soluções de segurança e mobilidade”, completa.

Site: Convergência Digital
Data: 09/08/2011
Hora: 14h34
Seção: Cloud Computing
Autor: Fábio Barros
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=27206&sid=97