Encontro do Rio Info 2011 discutirá panorama da comercialização de programas de computador no Brasil
A realidade do século XXI, em tempos de Web 2.0, altera cada vez mais as formas de comercialização de softwares e serviços na grande rede. Este é o ponto de partida para as discussões do “Encontro de Marketing e Comercialização de Softwares e Serviços”, que será realizado no dia 29 de setembro, a partir das 10h.
Os três painéis serão coordenados por Gustavo Pereira, vice-presidente da Abradi-RJ (Associação Brasileira de Agências Digitais - Rio de Janeiro). Neles, será debatido o atual mercado da venda e licenciamento de softwares. Antes destinado à compra “na prateleira”, hoje descobre novas formas de comercialização como serviço, com programas em permanente atualização e aperfeiçoamento. Com a popularização do uso da Internet e as novas mídias sociais, o comércio de softwares pela rede encontra um panorama cada vez mais dinâmico que exige novas estratégias de marketing e vendas.
Os números das “Application Stores” chamam a atenção: em julho, a loja virtual App Store, da Apple, atingiu a marca de 15 bilhões de downloads em apenas três anos de existência, índice que engloba aplicativos para iPhones, iPads e iPods.
Os debates serão abertos no painel “Software como Serviço”, a partir das 10h, no qual o moderador João Estebanez receberá os palestrantes Kauê Linden, diretor de marketing da Hostnet, Pablo Gonçalves, CEO da Sidetech, Rafael Esberard, fundador da Hubee, especializada em estratégias de negócios nas novas tecnologias, e Sérgio Oehler, diretor técnico da True Systems, do ramo de aplicações móveis.
Em seguida, às 14h, o encontro tem prosseguimento com o painel “Lojas de Aplicativos – Application Stores”, moderado por Rafael Quintana, sócio-fundador da Mobits, também voltada para aplicativos em dispositivos móveis. Estão confirmadas as palestras de Alex Pinheiro, CEO da Motrix Móbile e um dos pioneiros da produção para a web no Brasil, Bruno Valente, produtor audiovisual, Paulo Lima, diretor executivo e comercial da IMusica, especializada na distribuição de conteúdo digital na internet e celulares e Tiago Baeta, fundador do iMasters que atua no mercado interativo.
No último painel, “Marketing Digital” a partir das 15h30, Gustavo Pereira irá moderar as palestras de Guilherme Caldeira, diretor de novos negócios da agência Kaus, Edson Mackeenzy, CEO do portal Videolog.tv, a maior comunidade de produtores de vídeos do Brasil na web, o consultor em marketing digital e criação publicitária José Telmo, Marcelo Velloso, diretor executivo da agência Oslo Digital, que desenvolve estratégias na área para empresas como Garnier e Globosat e o publicitário Pedro Bittencourt, diretor de marketing da agência Tuiuiú Comunicação.
Inscreva-se no Rio Info 2011: www.rioinfo.com.br