Rio Info 2011 na revista -B!T " Tecnologia para todos"

03/08/2011

A revista “B!T – Tecnologia para todos” deste mês traz em destaque o Rio Info 2011, convidando os empresários europeus a participar. A reportagem também está no site da revista. Confira, abaixo, o texto completo:

O maior e mais eficaz evento dedicado às TIC

Se está a pensar na internacionalização da sua empresa, nomeadamente através do mercado brasileiro, o Rio Info é o mais eficaz dos eventos onde deve participar. Aqui encontra empresários à procura de novas ideias e conceitos, com uma atitude de partilha em busca de um crescimento para o mercado europeu.

Garantidamente este é o evento certo para encontrar os parceiros que procura para a sua internacionalização. Em discurso direto, sem intermediários no Rio Info, participam empresários, empreendedores e developers, que lhe podem ser muito úteis. Quebram-se barreiras e ficasse com uma noção real de como funciona o mercado da América do Sul. Sem hesitações procure estar presente e aproveite a oportunidade de explorar de forma direta a entrada da sua empresa no mercado brasileiro. O Rio Info 2011 acontece entre os dias 27 e 29 de setembro, no Brasil, e os organizadores do evento já estão a receber inscrições. O evento, único no seu formato, tratará de temas que definirão os rumos dos negócios das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos próximos anos. É o que afirma o presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro e coordenador geral do Rio Info 2011, Benito Paret. “Temos uma programação que apresentará as tendências às empresas. No Rio Info 2011 incentivamos o debate, para que empresários e utilizadores entendam melhor o universo da informática e saibam definir as oportunidades para os seus investimentos e expansão de negócios, ou as suas compras de serviços.

Negócios no Brasil abre evento

O debate sobre negócios contará com empresas brasileiras e internacionais e será aberta com o workshop "Negócios no Brasil". Já o Salão da Inovação será um espaço para exposição de projetos selecionados nacionalmente a uma banca composta por investidores, empresários e executivos. Também ocorrerão palestras sobre casos de sucesso, empreendedorismo e inovação. Encontros temáticos com a abordagem sobre as TIC nos setores de petróleo e desporto, a convergência digital e o software público aproximarão as empresas das demandas de mercado com apresentações de oportunidades de negócios. Haverá, ainda, a entrega de prémios para os vencedores do "War Games", da Olimpíada de Algoritmos, para o projeto mais inovador do Salão da Inovação e para a empresa que articular o maior número de negócios durante os debates.

O Café MajesTIC será um espaço informal onde os participantes poderão tomar um "café de negócios". Será também o ambiente de maior circulação e onde estarão localizadas as empresas âncora do Rio Info. Giosafatte Gazzanneo, diretor da Riosoft e coordenador do Fórum de Negócios do Rio Info 2011, afirma que será um espaço privilegiado para troca de experiências e geração de oportunidades por meio dos debates de negócios, nacional e internacional e encontros temáticos. O objetivo é fortalecer modelos de atuação entre empresas e trocas de experiências, consolidando o Rio Info como um marco na geração de negócios.

Os Encontros Técnicos, afirma o coordenador Luiz Carlos Sá Carvalho, estimularão a reflexão com informações atualizadas sobre tecnologias emergentes. O ambiente terá um misto de palestras curtas, oficinas e debates. Entre os temas que vão ser abordados estão: "As novas tendências da engenharia de software"; o relacionamento/conflito "engenharia vs arquitetura de software" (sistemas 2.0, modelos de desenvolvimento compartilhado, ferramentas rápidas para "leigos" etc.). Haverá, ainda, a discussão sobre o "desenvolvimento rápido vs modelos de qualidade".

Internet em pauta

Outro ponto a ser abordado será a "Internet do Futuro", incluindo a "Internet das Coisas"; "Web Semântica (3.0)", "HTML 5"; as redes sociais e as empresas, com a provocação: existe vida além do marketing? E a questão das "grandes massas de dados - defendendo-se delas e explorando-as". Serão analisados ainda os novos ambientes e ferramentas e a "Data Science"; a computação em nuvem; o Business Analytics/Business Intelligence e o que existe de novo no segmento. No campo da convergência digital estarão em pauta as questões PNBL x TV Digital e a mobilidade por meio dos tablets. Na área da segurança: SegInfo CSO; guerra cibernética e o impacto nas empresas; auditagem de redes corporativas - objetivos e métricas e o mercado de segurança da informação no Brasil. Haverá ainda a final do SegInfo War Games.

Integração
O Encontro de Marketing e Comercialização de Software e Serviços terá três painéis que analisarão como as mudanças tecnológicas têm influenciado nos produtos e serviços de software e nas estratégias de marketing necessárias às suas comercializações. Alberto Blois, coordenador do encontro, identifica na evolução do software "produto de prateleira" contratado por meio de licença por utilizador para o "serviço", seja com instalação nos utilizadores ou com uso nos servidores dos próprios fornecedores dos produtos. "A expansão do uso da internet e o surgimento das redes sociais influem significativamente na divulgação das soluções junto aos mercados consumidores. Vamos debater essa nova realidade", afirma Alberto Blois.

O painel "O Software como Serviço" apresentará as mudanças na comercialização de soluções. A computação em nuvem e sua influência nas práticas comerciais, as diversas modalidades de cobrança e os tipos de serviços cobrados na implantação e manutenção.

No painel sobre as lojas de aplicativos ("Application Stores") será debatido o papel que desempenha, assim como o papel dos grandes fabricantes. Será levantada a questão sobre se no futuro haverá espaço para pequenas empresas e fornecedores individuais. Também estarão em pauta as influências das plataformas de desenvolvimento nestes softwares e como serão as formas de cobrança. A Brazil App Store será foco da abordagem sobre as experiências de abordagens de mercado.

O painel Marketing Digital vai explorar as tendências e seu impacto nas empresas de TI de diferentes portes. Uma das questões que incrementará o debate é se uma empresa de pequeno porte é capaz de criar uma estratégia de marketing social com poucos recursos. Também será buscada a resposta para como uma micro ou pequena empresa pode beneficiar do marketing de guerrilha.

As redes sociais e a sofisticação das ferramentas de interação disponíveis, que permitem novas fórmulas de relacionamento pessoal, ainda pouco exploradas no contexto profissional e nas relações entre clientes e fornecedores será outra das abordagens. Ferramentas como banners, blogs e email estarão no centro da polêmica, assim como o surgimento dos mecanismos de "compras coletivas".

Para informações e inscrições consulte: www.inscricoesrioinfo.com.br/rioinfo/inscricao 

Site: B!T – Tecnologia para todos
Data: 02/08/2011
Horário: 14h32
Autor: João Miguel Mesquita
Link: http://bit.pt/artigo/458/o_maior_e_mais_eficaz_evento_dedicado_as_tic