Ecossistema: parâmetro importante na avaliação dos fornecedores de cloud

11/08/2011
É incontestável hoje, na indústria de software, qualquer que seja sua complexidade, a importância crescente do ecossistema formado por plug-ins, ferramentas, APIs, e comunidade de desenvolvedores.

Em determinadas categorias de software, essa importância pode se traduzir em fracasso ou sucesso do produto e até levar ao que os economistas chamam de um monopólio natural. No entanto, isto não se aplica a todas as categorias de produtos. No caso de tecnologias muito maduras, por exemplo, é possível derrubar o ecossistema do líder estabelecido com um substituto "suficientemente bom”.

Mas se você olhar para a computação em nuvem, verá  ainda que não há hoje nenhuma parte dela que possa ser chamada  de "muito madura."

É possível argumentar que a nuvem é toda baseada em serviços Web, de modo que o ecossistema não importa tanto como no mercado de software tradicional. Mas esse argumento é ingênuo, na melhor das hipóteses. Não raro, as APIs de fornecedores de software na nuvem são proprietárias, e as curvas de aprendizado podem ser bastante íngreme. E esse quadro não deve mudar no curto prazo.

Portanto, o número de ferramentas, de plug-ins, e de desenvolvedores pode fazer toda a diferença quando se avalia os fornecedores de nuvem.

E que ecossistemas, na nuvem, são de extrema importância?

Inclua nesse rol:
• plataformas técnicas, como a integração, o registro, desenvolvimento ou implantação;
• plataformas de redes sociais;
• redes de publicidade e jogos;
• plataformas de Comércio, como Amazon, eBay ( EBAY ) ou PayPal;
• serviços que são toolkits disfarçados de aplicativos, como o Google ou Salesforce.com.

Para os fornecedores de nuvem que se estendem por dois ou mais desses segmentos, há uma duplicação do impacto do ecossistema. A avaliação do Facebook e LinkedIn não vem apenas do número de usuários que possuem.

No outro extremo do espectro, há lotes de serviços em nuvem onde o ecossistema não é criticamente importante, tais como e-mail, armazenamento de notícias, feeds, ou de compartilhamento de fotos. E certos tipos de aplicações em nuvem, como software de contabilidade, serviços bancários, ou de RH, que podem se contentar com apenas um par de conectores para pacotes populares.

Medir o tamanho e a qualidade do ecossistema importa?

Em qualquer competição, há as coisas que contam mais que outras. O mesmo acontece com o ecossistema das soluções de cloud. Por exemplo, Microsoft (MSFT) provavelmente pode reivindicar ter a maioria das APIs disponíveis para qualquer fornecedor, a maior comunidade de desenvolvedores, a maioria dos plug-in para produtos, e a maioria dos consultores. Mas quase nada disso se aplica para a nuvem, neste momento, e ninguém acha que a Microsoft tenha o ecossistema mais forte na nuvem.

Assim, a primeira tarefa ao medir a força do ecossistema do fornecedor é afastar todas as jogadas de marketing, óbvias.

O passo seguinte é olhar apenas para as partes do ecossistema que são relevantes para o serviço de cloud que você vai realmente usar.

Os dois grandes eixos para a análise do ecossistema são os produtos e pessoas. Na minha experiência, o número de pessoas comprometidas com o ecossistema é mais importante, a longo prazo do que o produto. Se há muita demanda e uma boa oferta de profissionais, o plug-in e os produtos add-on serão o passo seguinte.

O grau de atualização desses produtos também importa.

E se a categoria de nuvem que você decidir olhar for fortemente impactada por efeitos no ecossistema listados acima, você precisa avaliar:

• o tamanho atual e a taxa de crescimento da comunidade de desenvolvedores;
• o sucesso relativa da comunidade de desenvolvedores (indicado por posts no fórum da comunidade, a quantidade de emprego ou consultorias gerados, etc);
• tamanho e crescimento da quantidade de oferta de plug-in de produtos ou serviços;
• quantidade, qualidade e rentabilidade dos fornecedores participantes do ecossistema;
• quantidade, escopo, qualidade e documentação de APIs relevantes;
• investimento do fornecedor da solução de nuvem na qualidade da plataforma e do crescimento do ecossistema;
• número de funcionários do vendedor nuvem tem dedicado a esse crescimento.

 (*) David Taber é CEO da SalesLogistix e autor do livro " Salesforce.com Segredos do Sucesso.

Site: CIO
Data: 10/08/2011
Hora: 13h46
Seção: Gestão
Autor: David Taber