Um engenheiro de computação alemão, chamado Karsten Nohl, confirmou nesta terça-feira (09/08) que decifrou o código usado para encriptar a maioria dos tráfegos de internet dos celulares. Segundo o jornal The New York Times, ele pretende publicar um guia para que operadoras globais melhorem a sua segurança.
Em entrevista, Nohl disse que quer demonstrar como ele conseguiu interceptar e ler os dados. Segundo ele, seu colega, Luca Melette, interceptou e decifrou dados wireless usando um celular Motorola, modificado, de sete anos atrás e alguns softwares. Com o aparelho, ele fez testes na Alemanha, Itália e outros países europeus. Na Alemanha, Nohl disse que foi capaz de decifrar e ler transmissões de dados nas quatro redes móveis: T-Mobile, O2 Germany, Vodafone e E-Plus. Em todas, ele descreveu o nível de criptografia fornecido como fraco.
Na Itália, Nohl disse que suas interceptações revelaram que três operadoras - a TIM, Telecom Itália e a Wind - não criptografam suas transmissões de dados móveis. Já a Vodafone Itália fornecia uma encriptação bem fraca.
Somente algumas das operadoras fizeram algum tipo de declaração sobre a descoberta de Nohl. A Vodafone, por exemplo, disse em comunicado oficial que está “analisando regularmente as medidas de segurança e realizando avaliações de risco para evitar esse tipo de exploração. Implementamos medidas adequadas em todas as nossas redes para proteger a privacidade de nossos clientes". Já a TIM confirmou que utiliza tecnologias para garantir a proteção de suas comunicações móveis. Nohl diz ter ficado bastante surpreso ao descobrir que a maioria das operadoras italianas não criptografa suas transmissões de dados móveis.
Site: Olhar Digital
Data: 10/08/2011
Hora: 11h47
Seção: Digital News
Autor: ------
Link: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/operadoras_oferecem_risco_nas_transmissoes_de_dados_moveis