Governo quer obrigar interatividade nos TVs

12/08/2011

Insatisfeito com a baixa adoção do DTVi (antigo Ginga), o middleware brasileiro de interatividade na TV digital, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, revelou que poderá obrigar, através de uma portaria, os fabricantes de TV a adotarem o sistema. O Ministério, segundo ele, aguarda as contribuições dos ministérios de Desenvolvimento e de Ciência & Tecnologia sobre o assunto. Ao participar do congresso da ABTA, em São Paulo, Bernardo revelou que existe a possibilidade de ser criada uma nova versão do Processo Produtivo Básico (PPB), utilizado pelas indústrias de Manaus, para fabricação de televisores com interatividade.

Desde que o Ginga foi criado, em 2008, sua adoção tanto pelos fabricantes de equipamentos quanto pelas emissoras de ainda não aconteceu de forma massiva. Pelas contas da indústria, haveria pouco mais de 1 milhão de aparelhos com o middleware embarcado. Sony e Philips são os únicos fabricantes que adotaram o recurso em todos os seus TVs. Entre as emissoras, somente Globo e SBT têm feito experiências com interatividade nas transmissões, mas ainda não existe um modelo de negócio que torne seu uso comercialmente viável.

Há quem acredite que o Brasil perdeu a janela de oportunidade para incluir interatividade na TV digital. Isso porque, enquanto a adoção do Ginga patina, cresce a passos largos a penetração das TVs conectadas. Esses dispositivos têm acesso à internet e sistemas operacionais próprios, que permitem ao usuário acessar as principais aplicações da web (redes sociais, YouTube e outras) pela tela de TV.

Site: Revista Home Theater & Casa Digital
Data: 11/08/2011
Hora: 11h55
Seção: HT online
Autor: ------
Link: http://revistahometheater.uol.com.br/site/tec_noticias_02.php?id_lista_txt=7401