O setor de TV paga está acompanhando com nervosismo a aquisição da Motorola Mobility, maior fornecedora mundial de decodificadores de televisão por assinatura, pelo Google.
Embora a divisão de celulares e tablets da Motorola Mobility tenha naturalmente atraído a maior parte da atenção, os executivos de TV paga perceberam imediatamente que para eles o acordo significará cooperar com uma empresa que no passado esteve em choque com o setor em diversas frentes, da pirataria à chamada neutralidade da rede.
"Existe uma indisposição generalizada quanto ao Google, para nós, e creio que para outras empresas de TV a cabo", disse o executivo de uma grande operadora do setor, que pediu que seu nome não fosse mencionado porque sua companhia provavelmente continuará tendo de negociar com o Google. "Se fosse a Hewlett-Packard ou a Microsoft, tenho certeza de que a aquisição seria indiferente para nós."
As operadoras de telefonia e TV a cabo encaram o Google com suspeita desde que o maior serviço de busca na Internet utilizou sua influência para convencer as autoridades regulatórias a apoiar regras de "neutralidade da rede" que impediriam que provedores de acesso à Internet racionassem o acesso às suas redes.
Os provedores e operadoras de TV a cabo queriam a capacidade de contornar congestionamentos de dados bloqueando certas formas de tráfego ou cobrando pela prioridade de transmissão em suas redes, por exemplo. Também se preocupam com possíveis invasões de privacidade, já que o Google poderia teoricamente usar os decodificadores para obter dados pessoais de assinantes com o objetivo de vender publicidade.
"Se eles tiverem decodificadores na maioria dos domicílios norte-americanos, haverá necessidade de garantir que não haja abusos contra a privacidade", disse outro executivo do setor de TV a cabo. Comcast e Time Warner Cable, os dois maiores operadores de TV a cabo dos EUA, utilizam decodificadores Motorola, o que significa que a aquisição dá ao Google acesso imediato a milhões de casas em todo o país.
Site: Reuters
Data: 17/08/2011
Hora: 12h45
Seção: Negócios
Autor: Yinka Adegoke e Liana B. Baker
Link: http://br.reuters.com/article/internetNews/idBRSPE77G06G20110817