Alcatel-Lucent entra na briga por infraestrutura para data Center

18/08/2011

Apesar de admitir que está, sim, conversando sobre a possível venda da Alcatel-Lucent Enterprise, responsável pela oferta de produtos para rede, a Alcatel-Lucent anuncia novos produtos de infraestrutura e para não ficar atrás dos rivais promete melhor performance - com redução de até 50% no consumo de energia - e custos até 30% menores. No Brasil, a vertical governo é alvo de ações comerciais.

"Sabemos que estamos entrando nessa área de switching de grande porte depois dos nossos principais concorrentes (Cisco e Juniper), mas criamos um portfólio que nos coloca em todas as pontas da infraestrutura de rede", destaca Lourinaldo Silva, diretor da Alcatel-Lucent Enterprise.

A empresa está trazendo dois novos modelos Omniswitch - 10000 e 6500 - voltados para a virtualização de servidores. O alvo são os donos de data centers e o modelo de comercialização dependerá da estratégia de cada player. "Podemos vender no modelo de serviço ou na contratação do ativo. Isso dependerá do nosso cliente", afirma Lourinaldo Silva.

Recém-lançados, no Brasil, os equipamentos ainda não estão em uso em clientes, mas uma vertical salta aos olhos da Alcatel-Lucent Enterprise: Governo. "Há muitos projetos de data centers na área governamental e que podemos atuar. Nossos produtos são bastante competitivos e estamos entrando para brigar por uma fatia de mercado no país", garante o diretor da unidade brasileira.

Para marcar o lançamento dos novos switches, o vice-presidente da Alcatel-Lucent Enterprise, John Carr, veio ao Brasil para reuniões com clientes e parceiros. As vendas da unidade são feitas por canal - 12 diretos e 60 indiretos. Indagado como está levando a mensagem da empresa para a base de usuários - uma vez que a possível venda da área Enterprise não é mais um rumor já que as conversações com interessados foram formalizadas - Carr foi direto.

"Sim, temos que dizer que há negociações abertas. Mas há também a possibilidade de a Alcatel Lucent Enterprise continuar no grupo. E os investimentos estão mantidos. Tanto que estamos com cronogramas de lançamento e com novas estratégias", afirmou Carr. "E posso dizer além: quem comprar, se vier a comprar, terá de manter a unidade em funcionamento. Isso é regra para vendermos o negócio", complementou. São interessados em adquirir os ativos da Alcatel-Lucent Enterprise as rivais Avaya, Cisco, Juniper, HP entre outras.

Site: Convergência Digital
Data: 17/08/2011
Hora: 14h45
Seção: Telecom
Autor: Ana Paula Lobo
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=27315&sid=8#ir