A Nokia acredita que a aquisição da Motorola Mobility servirá como um “enorme catalisador” para seus smartphones com Windows Phone 7, sugerindo que, no final das contas, o maior prejudicado será justamente o Android – ou, se preferir, a própria Google.
Analistas têm afirmado que a transação de US$ 12,5 bilhões colocará em risco a comunidade que utiliza o SO da gigante, já que, a partir de agora, ela não será apenas uma parceira das fabricantes, mas também uma concorrente.
A companhia finlandesa, que recentemente dispensou milhares de funcionários e tem falhado na tarefa de desenvolver um dispositivo que rivalize com o iPhone, rapidamente liberou um comunicado. A postura da Google “reforça nossa crença de que as oportunidades de crescimento da Nokia no setor de smartphones serão ainda maiores com o Windows Phone”, defendeu.
"Se eu fosse alguém ligado ao Android, uma operadora ou fabricante, por exemplo, já estaria contatando os executivos da Google para dizer: "Vejo sinais de perigo", disse o CEO da Nokia, Stephen Elop.
Para Nick Dillon, do instituto Ovum, há a preocupação de que a compra cause uma repercussão negativa no ecossistema do Android. “Se, por exemplo, a Google resolver dar a sua divisão de hardware acesso privilegiado ao código, isso faria com que as parceiras se vissem em desvantagem e questionassem que tipo de recompensa estariam ganhando em troca do comprometimento com a plataforma. Potencialmente, poderiam abandoná-la, atraídos por outras opções”.
O principal analista da Forrester, Charles Golvin, concorda, e acrescenta que, provavelmente, empresas como HTC, Samsung, Sony Ericsson e LG já estão revendo sua estratégia em relação ao Android. A postura quanto à utilização do Windows Phone pode mudar, prevê.
Na última terça-feira (16/08) essas companhias divulgaram comunicados praticamente idênticos. Todas elas disseram que a aquisição era bem-vinda, e que tinham a certeza de que a Google continuaria lutando para defender o Android. A Samsung, mais tarde, disse ao jornal britânico Financial Times que não sabia ao certo qual seriam as implicações futuras.
“A notícia foi tão repentina que ainda estamos estudando as conseqüências. De qualquer forma, não estamos enxergando a negociação de forma negativa”.
Site: IDG Now!
Data: 18/08/2011
Hora: 9h30
Seção: Mobilidade
Autor: Leo King
Link: http://idgnow.uol.com.br/mobilidade/2011/08/17/nokia-empresas-ligadas-ao-android-precisam-ficar-espertas/