Agência prorroga consulta sobre novo Fator X

19/08/2011

A Anatel prorrogou em 15 dias o prazo de contribuições à proposta da nova metodologia de cálculo para o fator de produtividade – Fator X – índice que é aplicado nos reajustes de tarifas da telefonia fixa. O encerramento do prazo das contribuições seria nesta quinta-feira, 18/08.

O Fator X visa ao compartilhamento de ganhos econômicos decorrentes da modernização, expansão ou racionalização dos serviços, bem como de novas receitas alternativas das empresas concessionárias de STFC com os usuários, nos termos regulados pela Anatel.

Para se chegar ao índice de reajuste anual da telefonia, a Anatel calcula o Índice de Serviços de Telecomunicações (IST), que é basicamente uma composição entre os índices de inflação IPCA e IGP. Do percentual encontrado nessa composição, é reduzido o tal Fator X.

A expectativa da Anatel é que com a nova metodologia, que faz projeções futuras sobre os ganhos de produtividade das operadoras, o Fator X será maior do que os aplicados até agora. Ou seja, a agência calcula que os próximos reajustes da telefonia serão menores.

Quem quiser apresentar contribuições à consulta pública sobre o assunto – é a consulta número 39/2011 – pode acessar a página da Anatel na internet (www.anatel.gov.br) e procurar o Sistema de Acompanhamento de Consultas.

Site: Convergência Digital
Data: 18/08/2011
Hora: 11h34
Seção: Telecom
Autor: ------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=27329&sid=8