A HP anunciou em um comunicado na tarde desta quinta-feira (18/08) que está abandonando o mercado de tablets e smartphones. Produtos como o tablet HP TouchPad, que chegou ao mercado há pouco mais de um mês, e os smartphones das famílias Pre (Pre, Pre Plus, Pre 2 e Pre 3), Pixi (Pixi e Pixi Plus) e Veer deixarão de ser comercializados. Todos são resultado da aquisição da Palm em Abril de 2010, uma transação avaliada em US$ 1,2 bilhões.
Com o fim dos aparelhos, o futuro do sistema operacional WebOS é incerto. A empresa irá "explorar opções para otimizar o valor do WebOS no futuro", diz o comunicado, embora nenhuma ação concreta seja mencionada.
A notícia do fim das operações de hardware com o WebOS vem um dia após um artigo no site All Things Digital, que mencionava que a rede varejista Best Buy, parceira no lançamento do TouchPad nos EUA, teria vendido apenas 25 mil das 270 mil unidades do produto que recebeu, e estaria pressionando a HP para aceitar de volta o estoque excedente.
No comunicado a HP também diz estar considerando "estratégias alternativas" para o Personal Systems Group (PSG), a divisão da empresa responsável pelo mercado de computadores pessoais (desktop e notebook) e eletrônicos de consumo. Entre elas está a possibilidade da separação da divisão do restante da companhia.
Site: Computerworld
Data: 18/08/2011
Hora: 16h52
Seção: Negócios
Autor: Rafael Rigues
Link:
http://computerworld.uol.com.br/negocios/2011/08/18/hp-fecha-a-divisao-que-fabricava-tablets-e-smartphones/