A Mozilla liberou na última quinta-feira (18/08) o beta – versão de testes, que antecede a final – do Firefox 7. A promessa é que, pela primeira vez, os usuários ficarão satisfeitos com o consumo de memória RAM do navegador.
De acordo com Nicholas Nethercote, desenvolvedor da Fundação, o novo programa exigirá até 50% menos da máquina que o predecessor. O resultado foi obtido graças a um projeto lançado a cerca de dois meses: de nome “MemShrink”, visava corrigir pequenas falhas que comprometiam o desempenho do browser. Por menores que fossem, dado o seu número, não podiam mais ser ignoradas.
Há outras novidades no modelo lançado. A sincronização de senhas e favoritos – para quem utiliza o Firefox em vários computadores – está mias veloz, assim como a renderização de animações baseadas em Canvas. Um complemento para medir o desempenho do software será oferecido; o internauta poderá escolher se prefere usá-lo ou não.
O Firefox 7 nem foi lançado – o modelo estável chegará em 27/09 – e a oitava versão já está sendo desenvolvida. Segundo Nethercote, o esforço para tornar o browser mais leve continua. A intenção agora é fazer com que o consumo de memória não aumente muito mesmo quando páginas pesadas forem abertas.
Interessante observar, que, não só a Mozilla cumprirá seu cronograma – o de chegar à sétima versão até o fim do ano – como deverá superá-lo. A tendência é que em 8/11 o Firefox 8 seja liberado.
Caso queira experimentar o beta atual, basta visitar osite da Mozilla e baixá-lo. Vale lembrar que, caso você já tenha a versão de testes instalada em seu computador, uma atualização será solicitada, bastando, assim, aceitá-la.
Site: IDG Now!
Data: 19/08/2011
Hora: 17h
Seção: Internet
Autor: Gregg Keizer
Link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/08/19/beta-do-firefox-7-promete-cortar-consumo-de-memoria-em-50/