O crescimento do acesso à Internet observado nos últimos três anos foi insignificante, de acordo com pesquisa da agência de publicidade F/Nazca divulgada na última segunda-feira (22/08). Se em março de 2008, 47% dos brasileiros estavam conectados à rede mundial, em abril de 2011 o índice chegou a 51%, uma alta de apenas quatro pontos percentuais, ou 6,7 milhões de pessoas.
No mesmo período, o avanço do acesso doméstico foi considerável – de 21% para 29% - assim como o da banda larga – de 17% a 31%. No entanto, considerando que 62% da classe A/B conta com conexão rápida, enquanto que apenas 22% da classe C e 4% da classe D/E a possui, o estudo conclui: “o incremento na navegação” só pôde ser notado “entre quem já estava na rede”.
Os números atestam a necessidade do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), programa lançado pelo Governo Federal, que visa levar o serviço a todos os brasileiros. Entretanto, ele ainda engatinha: os primeiros sinais de sua existência poderão ser vistos este ano, mas apenas nas grandes cidades, onde a infraestrutura já existe. Nas menores, onde a urgência é maior, ainda não há informações precisas sobre prazo e preço, devido, justamente, à dificuldade de levar a Internet rápida até elas.
Acesso móvel e redes sociais
O acesso via dispositivos móveis já chegou a 18,6 milhões dos internautas brasileiros (22%). É interessante notar que, enquanto, em média, 25% dos jovens entre 12 e 24 anos tem o costume de conectar-se à Internet a partir desses aparelhos, para os adultos entre 25 e 34 anos e entre 34 e 44, o índice cai, respectivamente, para 13% e 6%.
Quanto às redes sociais, o sucesso delas entre os usuários é notório: 89% deles têm o hábito de acessá-las. O Orkut continua imbatível, já que 8 em cada 10 o visitam com frequência; no Facebook, este índice é de apenas 21% e no Twitter, 17%. A pesquisa considerou também o MSN – agora chamado de Live Messenger; ele alcançou a marca de 69%.
Por fim, os entrevistados foram convidados a responder em quais portais passam a maior parte de seu tempo online. Em primeiro lugar ficou a rede social da Google – 68% a citaram – seguido pelo MSN (58%), sites de e-mail (41%), YouTube (33%) e mecanismos de busca (26%). O Facebook ficou em 12.º lugar, com 8%.
A F/Nazca – que contou com o suporte operacional da Datafolha - falou com 2.286 pessoas com mais de 12 anos, espalhadas por 145 municípios. A agência considerou 169 milhões de brasileiros residentes, pois se baseou no Censo de 2000 – curiosamente, em abril, quando o questionário foi respondido, o último Censo já havia sido concluído. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
Site: IDG Now!
Data: 23/08/2011
Hora: 14h50
Seção: Internet
Autor: Ricardo Zeef Berezin
Link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/08/22/banda-larga-cresce-no-brasil-acesso-a-internet-nem-tanto/