A Microsoft anunciou nesta terça-feira (23/08) que vai trabalhar com a desenvolvedora de sistemas operacionais China Standard Software para criar produtos em cloud computing para o mercado chinês, um movimento que pode ajudar os EUA a vender para órgãos do governo chinês.
A parceira da Microsoft é coautora, com a Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa daquele país, de uma distribuição do sistema operacional Linux. O sistema, chamado NeoKylin, é homologado para uso por ministérios do governo da China.
O NeoKylin é destinado a escritórios do setor público, defesa nacional, energia e outros setores da economia chinesa, e visa reduzir a dependência da China em sistemas operacionais importados.
O acordo da Microsoft com a China Standard envolve as duas companhias no desenvolvimento de produtos baseados na arquitetura do Hyper-V Open Cloud da Microsoft. Os produtos também vão funcionar no OS NeoKylin Linux Server.
Segundo o acordo, a Microsoft e a China Standard irão juntamente desenvolver e vender produtos para nuvens públicas e privadas. As empresas também vão patrocinar um laboratório conjunto de tecnologia virtual, em Pequim, para tornar interoperáveis as arquiteturas do NeoKylin e do Hyper-V Open Cloud.
Fornecedores e analistas esperam que o mercado de cloud computing cresça rapidamente na China. Um pesquisa da consultoria Gartner revelou que 55% dos entrevistados gostariam de passar mais de 10% do total do orçamento de TI para computação em nuvem. Na Europa, esse índice é de 42% e nos EUA, de 49%.
Site: IDG Now!
Data: 23/08/2011
Hora: 12h02
Seção: Mercado
Autor: ------
Link:
http://idgnow.uol.com.br/mercado/2011/08/23/microsoft-vai-desenvolver-produtos-em-nuvem-com-empresa-chinesa/