A explosão de dados nas companhias vai obrigar novos investimentos em sistemas de armazenamento. Para atender a essa demanda, a HP ampliou a oferta e acaba de lançar mundialmente a primeira linha de storage de alto desempenho para cloud computing.
Trata-se de um modelo mais robusto da família de equipamentos HP 10000 3PAR Storage Systems e um novo software de armazenamento chamado HP Peer Motion. Ambos foram desenvolvidos para atender às empresas que têm necessidade de guardar e gerenciar grandes volumes de informações em ambientes virtuais e na nuvem.
Os dois produtos deverão estar disponíveis no Brasil para venda dentro de aproximadamente 30 dias. São tecnologias voltadas para data centers e grandes corporações com cloud privada.
Segundo o diretor de vendas da unidade de storage da HP Brasil, Carlos Toledo, as novas tecnologias vêm com o objetivo de simplificar o gerenciamento de aplicações de missão crítica e ajudar as companhias a dar respostas rápidas para o crescimento imprevisível dos dados.
O executivo afirma que a tecnologia de storage é atualmente uma das mais requisitados pelas companhias. Isso em razão de elas estarem sendo muito pressionadas a ter mais equipamentos para armazenar as informações. Ele dá o exemplo das caixas de e-mails, que lotam diariamente e os usuários demandam o tempo todo da TI mais espaço.
Pesquisas de mercado revelam que circulam diariamente pelas caixas de e-mails em todo o mundo aproximadamente 80 bilhões de mensagens, que carregam não apenas texto, mas vídeos e fotos. Para dar vazão a essa grande quantidade de informações, Toledo diz que a TI é obrigada a rever constantemente os tamanhos das caixas de e-mails dos usuários, que alegam que estão sempre no limite.
Mudança de cenário
Toledo constata que hoje é muito grande o volume de imagem digital que circula por e-mail e que os usuários também estão publicando mais conteúdo em alta definição na web em sites como Youtube, LinkedIn e Facebook. Nesse último, ele ressalta que é praticamente impossível prever a curva do crescimento das imagens em razão de as pessoas publicarem fotos a cada segundo.
Esse é um cenário bem diferente de quando surgiram os equipamentos de storage. Eles foram projetados há 30 anos para realizar acesso transacional de aplicações como banco de dados e sistemas de gestão empresarial (ERP).
Com a explosão dos conteúdos multimídia, esses sistemas estão sendo requisitados para fazer mais o acesso sequencial, ou seja, a leitura de toda a sequência de um vídeo ou foto. Entretanto, Toledo informa que os engenheiros que criaram as tecnologias de storage não previam esse tipo de necessidade, colocando acessos em fila.
“Agora, é necessário criar soluções novas para comportar essa nova demanda”, completa o executivo que compara esse problema ao criado com os bairros de São Paulo que crescem, sem alargar as ruas, gerando congestionamentos de trânsito.
Solução da HP
Para evitar gargalos nos sistemas de armazenamento, a nova linha de storage da HP vem com oito controladoras, que prometem acelerar em 15 vezes a leitura dos dados. Além disso, a máquina separa os acessos transacionais dos sequenciais. “O resultado para o cliente é aumento de performance”, garante Toledo.
Entre outras novidades, o equipamento ganhou funções para consolidar cargas de trabalhos imprevisíveis como comércio financeiro e implantação de aplicativos virtualizados. Os novos HP 3PAR da linha V-Class prometem ainda fornecer 1,5 vezes maior conectividade e recursos de discos.
Já o software HP Peer Motion é para virtualização do ambiente de storage. O diretor da HP Brasil informa que até agora as empresas virtualizaram apenas servidores, aplicações e estações de trabalho. Agora vão poder estender esse modelo também aos sistemas de armazenamento.
A vantagem, segundo Toledo, é a possibilidade de redistribuir as cargas de trabalho sem interrupção das máquinas e melhorar a produtividade dos sistemas antigos por meio da federação de armazenamento peer-to-peer.
Site: Computer world
Data: 24/08/2011
Hora: 13h54
Seção: Tecnologia
Autor: Edileuza Soares
Link: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2011/08/24/hp-reforca-atuacao-em-cloud-computing-com-nova-linha-de-storage/