Empresas que consideram migrar aplicativos para uma nuvem privada podem economizar muito dinheiro nesse projeto se optarem por compartilhar um data center. A dica é de Kenneth Hess, administrador de sistemas que mantém um blog no ZDNet.
Em um post publicado esta semana, o especialista afirma que as companhias que decidem estabelecer o modelo de cloud privada ao invés de trabalhar com nuvem pública não precisam necessariamente manter um data center próprio. “Não é preciso manter um data center próprio para obter êxito”, afirma.
Hess sugere que um data center compartilhado e uma nuvem privada podem compor a solução ideal para aquelas empresas que buscam controle e segurança, mas que não dispõem de capital para aquisição de hardware em grande quantidade ou capacidade. “Um data center compartilhado é uma maneira excelente – e com ótima eficiência de custo – de se criar uma nuvem privada”, diz ele, acrescentando que os custos iniciais aqui são apenas uma fração dos implicados na criação de um data center próprio.
Em um artigo publicado esta semana na Sys-Con Media, David Linthicum, diretor de tecnologia do Blue Mountain Labs, disse que um dos benefícios da nuvem privada está no menor número de riscos associados ao modelo.
Site: Convergência Digital
Data: 25/08/2011
Hora: 12h
Seção: Cloud Computing
Autor: ------
Link:
http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=27413&sid=97