O varejo on-line brasileiro movimentou R$15,9 bilhões no primeiro semestre de 2011, com crescimento de 19,1% em relação ao mesmo período de 2010, de acordo com o Índice do Varejo Online (VOL) divulgado esta semana pela empresa E-Consulting.
O número difere do divulgado em 16 de agosto pela consultoria e-bit porque o VOL inclui no total, além do e-commerce de bens de consumo, as transações do setor de automóveis (carros, motos e peças) e de turismo.
"A e-bit mede fundamentalmente o e-commerce de bens de consumo. Além disso, as metodologias são diferentes", explica o sócio-fundador da E-Consulting, Daniel Domeneghetti.
A e-bit contabilizou um movimento de R$8,4 bilhões no comércio eletrônico brasileiro no primeiro semestre de 2011 e, para o ano, espera que o e-commerce local fature R$18,7 bilhões .
Já segundo o VOL o setor de bens de consumo deverá movimentar, em 2011, cerca de R$13,1 bilhões.
Turismo em alta
Os setores de Turismo e Bens de Consumo foram os que mais cresceram no primeiro semestre, com índices de 29% e 20,9%, respectivamente. Mas as transações ligadas ao setor de automóveis, que cresceram 10,9%, puxaram a média para baixo.
Segundo o estudo, pelo menos em crescimento as vendas de bens de consumo em lojas online deverão superar as das lojas tradicionais. A estimativa é que essa categoria movimente em 2011 aproximadamente R$ 13,1 bilhões, ou 20,2% mais que em 2010.
Turismo, por sua vez, foi o setor de maior crescimento em 2010 (33%), movimentando R$ 6 bilhões. A projeção de crescimento para 2011 é de 22%, o que resultaria num movimento de R$ 7,3 bilhões para o ano.
O setor de autos, por sua vez, deverá movimentar R$ 9,7 bilhões em 2011. Os três setores combinados responderão, de acordo com as projeções, por um movimento de R$ 30,1 bilhões até o fim do ano.
Entre os fatores que poderão colaborar para o resultado estão a consolidação das operações online de grandes varejistas, o crescimento dos sites de compras coletivas e os investimentos em publicidade online no Brasil. Caso o número seja confirmado, o crescimento em relação a 2010 terá atingido 15%.
E-consumidor
Os números do estudo apontam ainda que o consumidor online, ou e-consumidor, fechou mais compras no primeiro semestre de 2011 que no mesmo período do ano passado, com crescimento de 5% na comparação entre os semestres.
O cartão de crédito foi a forma de pagamento preferida por 56% dos consumidores, mas o índice de uso de boleto bancário ainda é alto (31%).
Pelas contas da E-Consulting, os usuários domésticos de Internet somam 73,3 milhões, sendo que 22,4 milhões são compradores online.
Site: IDG Now!
Data: 26/08/2011
Hora: 14h15
Seção: Internet
Autor: ------
Link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/08/26/estudo-varejo-online-brasileiro-girou-r-15-9-bilhoes-no-1-o-semestre-de-2011/