O panorama do comércio virtual no Brasil é o tema da 18ª edição do Fórum SEPRORJ no próximo dia 15 de setembro, no Centro Experimental de Conteúdos Interativos Digitais (Cecid). Em pauta questões como segurança na comercialização, pagamento on-line, controle de estoque, as dificuldades na logística do serviço e os prejuízos causados às operadoras no setor.
O objetivo do Fórum, afirma Benito Paret, presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro é apresentar um panorama do setor e colaborar para que as empresas fluminenses criem alternativas de soluções: “O e-commerce é um vasto mercado, não restrito aos grandes players. As pequenas empresas têm participação significativa e podem aprender muito com as experiências que serão apresentadas. Podem se preparar para não repetir erro e também aprenderem com o que já há de positivo”.
Participam do Fórum o advogado Gilberto Martins de Almeida, consultor da ONU e da União Internacional do Trabalho em temas legais relacionados à internet e João Machado, diretor de tecnologia da Ideais, consultoria especializada em e-commerce. Eles abordarão aspectos como a atual legislação brasileira para as compras on-line, o serviço de entregas dos Correios e as recentes decisões judiciais que impedem lojas virtuais de realizar novos negócios enquanto as entregas não sejam regularizadas. O debate será mediado pelo jornalista e consultor Nelson Vasconcelos, ex-editor de informática de O Globo.