O mercado de TI registrou incremento de 6% no mundo no segundo trimestre, e não queda de 3% que muitos pesquisadores esperavam. Esses são alguns dos resultados do estudo conduzido pela consultoria Maven Wave Partners. O levantamento identificou ainda aumento de 9,1% nos gastos com a força de trabalho de TI.
Os resultados foram baseados em um novo indicador de gastos corporativos em tecnologia da informação (TI), lançado na semana passada do Bureau of Economic Analysis.
A Maven, assim como outras instituições de pesquisa, esperavam tímido crescimento, em torno de 3%, já que no primeiro trimestre empresas investiram 14% a mais em TI, comparando-se com igual período do ano anterior. Esse número levou a consultoria a acreditar que as companhias cortariam as aquisições para absorver o investimento nos primeiros meses de 2011.
Vendas de hardware
De acordo com a consultoria, resultado inesperado veio ainda das vendas de hardware. A comercialização de produtos desse mercado foi acima do esperado no período do estudo, totalizando 5,3%. As vendas de software também ficaram aquém das projeções e obteve incremento de 4,9% em comparação com igual período do ano anterior.
Toque nos freios
Olhando para o futuro, os dados sugerem que os fornecedores de hardware e de software devem registrar aumento nas atividades, já que as organizações começam a investir em produtividade e buscam benefícios por meio da TI.
“Está claro que, embora nossas estimativas sejam conservadoras, e apesar de um toque leve nos freios no primeiro trimestre com relação aos gastos com software, o investimento global com TI permaneceu em forte ritmo", aponta o estudo.
Site: Computerworld
Data: 02/09/2011
Hora: 14h30
Seção: Negócios
Autor: Roy Harris
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2011/09/02/gastos-com-ti-continuam-em-alta-diz-estudo/