Net Applications: Internet Explorer terá menos de 50% do mercado em 2012

05/09/2011
O Internet Explorer (IE), da Microsoft, vai perder seu lugar de navegador mais utilizado em meados de junho de 2012, segundo estatísticas publicadas nesta sexta-feira (02/09) pela empresa de métricas web Net Applications.

Se seu declínio se mantiver no mesmo ritmo do registrado nos últimos 12 meses, o IE verá sua participação de mercado cair para menos de 50% em junho.

Em agosto, o IE perdeu cerca de sete décimos de ponto porcentual em utilização, caindo para 55,3%. No ano passado, o IE caiu 6,9 pontos.

Apesar disso, nesta sexta a Microsoft continuou a alardear o sucesso do IE9, a versão lançada em março, especialmente entre os usuários do Windows 7.

Medida de sucesso
Neste novo sistema operacional, o IE9 respondeu por 20,4% de todos os navegadores em nível global, e por 27,7% nos Estados Unidos, disse Roger Capriotti, diretor de marketing de IE, em uma entrevista publicada hoje.

“É assim que medimos o sucesso no negócio do IE”, disse Capriotti, referindo-se ao foco da Microsoft no IE9 e no Windows 7.

O IE9 roda no Windows 7 e no Vista, mas não funciona no Windows XP - um sistema que, apesar de ter mais de dez anos, equipa mais PCs em todo o mundo que qualquer outro.

Capriotto recusou-se a entrar na discussão do impacto da queda geral do IE e o que isso significaria para a Microsoft quando o navegador chegar ao nível abaixo de 50% do mercado.

“Eu não chamaria isso de marco”, disse Capriotti. “E eu também não chamaria isso de irrelevante.”

Pé no freio
A tendência de alta do IE9 sofreu uma desaceleração em agosto na comparação com os meses anteriores, afirmou a Net Applications. Uma explicação é que a oferta de atualização automática do IE9 – entregue via Windows Update a todos os usuários de Vista e Windows 7 – ocorreu em junho.

Praticamente todos os pontos perdidos pelo IE nos últimos 12 meses foram para o Google Chrome, avaliou a Net Applications.

Nos últimos 12 meses, o Chrome saltou 7,8 pontos porcentuais, para 15,5%. Em agosto, o Chrome cresceu 1,2 pontos.

O Firefox caiu 0,2 ponto, fechando agosto com 22,6% do mercado. Em abril de 2010, o navegador tinha 25,1%.

O navegador da Mozilla corre o risco de perder seu posto de segundo lugar. Se Firefox e Chrome mantiverem seus ritmos, o Chrome irá superar o Firefox na mesma época em que o IE ficará abaixo da marca de 50%: junho de 2012.

O Safari, da Apple, permaneceu estável com 4,6%, bem como o navegador Opera (1,7%).

Velhinhos
Capriotto também ressaltou o declínio no uso do IE6 e do IE7, dois velhos browsers que a Microsoft gostaria que desaparecessem.

O IE6, um navegador de dez anos que foi lançado junto com o Windows XP, respondeu por 9,7% do mercado em agosto; o IE7, que foi atrelado, à época de seu lançamento, ao Windows Vista, caiu para 6,3%.

O IE8 permanece como a versão mais popular, com 30% de mercado geral e 54,4% entre todas as versões do IE.

A Net Applications calcula a participação de cada browser no mercado a partir de dados obtidos em mais de 160 milhões de visitantes únicos que navegam em 40 mil sites web que a empresa monitora para seus clientes. Mais estatísticas podem ser encontradas no site da empresa.

Site: IDG Now!
Data: 02/09/2011
Hora: 14h01
Seção: Internet
Autor: ------
Link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/09/02/net-applications-internet-explorer-tera-menos-de-50-do-mercado-em-junho-de-2012/