Por nuvem, Serpro compra licenças de virtualização

08/09/2011

O Serpro prepara uma licitação que vai mexer com o mercado fornecedor de licenças proprietárias de virtualização no país. Ideia da estatal é lançar o edital ainda em setembro para ampliar o uso do ambiente virtualizado - hoje centrado no desenvolvimento - para o ambiente de produção.

O software livre seguirá sendo utilizado, mas haverá uma sinergia entre os sistemas para agilizar a implantação da computação na nuvem. Hoje, no ambiente de desenvolvimento cerca de 700 máquinas já estão virtualizadas, revela em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, o diretor de Operações do Serpro, Wilton Mota.

"Queremos levar a virtualização, que nos permitiu um ganho de performance no ambiente de desenvolvimento para a produção. A ideia é já ter um sistema operacional em 2012. E para isso, vamos ter esse edital para virtualização. Nessa parte apenas de licença, esse projeto deverá custar cerca de R$ 2 milhões. Mas há todo o restante do ambiente - gerenciamento, infraestrutura, etc.", detalha Mota.

Também faz parte dos projetos do Serpro criar um portal - numa nuvem Intranet, como denominou o executivo do Serpro, para interligar os 11 pólos de desenvolvimentos da estatal, em tempo real. As demandas por computação na nuvem, conta ainda Mota, já são reais no governo federal.

O ministério do Planejamento, por exemplo, requer um ambiente semelhante para a parte de dados abertos. Aumentar a oferta do serviço de mensagens Expresso, criado por meio de software livre, no governo é meta também do Serpro. Acompanhe a entrevista de Wilton Mota, diretor de Operações do Serpro, à CDTV, do portal Convergência Digital.

Site: Convergência Digital
Data: 06/09/2011
Hora: 9h
Seção: Cloud Computing
Autor: ------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=27566&sid=97