Salão de Inovação

09/09/2011

O que é o Salão de Inovação?
O Salão de Inovação é um espaço destinado à apresentação de empresas e seus produtos inovadores que ocorre pelo terceiro ano consecutivo no Rio Info. Durante três períodos (27/09 a tarde, 28/09 de manhã e 28/09 a tarde), empreendedores de TI apresentarão seus projetos de produtos e serviços para investidores nacionais e internacionais, executivos, empresários e especialistas que os analisarão publicamente, apresentando críticas, sugestões, e, principalmente, gerando experiência para os empreendedores.

O salão é uma oportunidade para o empreendedor gerar visibilidade a seus projetos e incrementar o relacionamento com os participantes da banca. É um momento raro para trocas de experiências, não há um formato pré-definido, cada empreendedor tem oportunidade para atuar da maneira que preferir.

O que o diferencia de outros encontros?
O formato do salão é diferente de outros eventos, porque a apresentação é livre e cada empreendedor destaca os aspectos que mais lhe interessam em seus projetos. Este formato diferente provoca novas percepções e resultados tanto para os que apresentam quanto para a banca, e isso sem esquecer da plateia, composta majoritariamente por outros empreendedores, proporcionando um resultado enriquecedor. Além disso, não oferecemos premiações em dinheiro, assim evitamos que as apresentações soem artificiais. O formato livre propicia mais debate, gera mais polêmica e acaba sendo mais rico e significativo para todos os presentes.

Como será o Salão em 2011?
Foram centenas de projetos no Brasil inteiro, serão selecionados os melhores dando uma amplitude nacional. Durante os três períodos do Salão, cada empreendedor terá 15 minutos para apresentar o projeto e mais 10 minutos de debate com a banca e a plateia. Serão 14 projetos e quinze componentes na banca distribuídos nos três turnos. Uma das novidades em 2011 é que os integrantes das bancas terão oportunidade de se apresentar também, assim poderão compartilhar sua experiência, conhecimento e trajetória com todos os presentes.

O que aconteceu no Salão de Inovação nos anos anteriores?
Além de empresas que receberam investimento após suas apresentações, acredito que o bem maior foram os relacionamentos gerados. Outro aspecto foi que os participantes vislumbraram novas oportunidades a partir das análises dos investidores. Eles conheceram o mercado por um ângulo diferente, e em vários casos reorientaram suas estratégias de negócios. Ou seja, de uma maneira geral o salão tem provocado um forte amadurecimento dos empreendedores e, cumprindo com sua missão de aumentar a taxa de sucesso de projetos nascentes.

Para mais informações sobre o Rio Indo 2011, acesse www.rioinfo.com.br.