Encontro "Empresas 2.0" discutirá desafios das organizações na web 2.0
Web 2.0, termo criado por Tim O’Reilly (fundador da O'Reilly Media e entusiasta de movimentos de apoio ao software livre), refere-se a uma segunda geração de serviços de internet e aponta para uma mídia popular, independente de grandes corporações, recriada pelos próprios usuários. É a partir do conceito de web 2.0 que surgem as empresas 2.0, tema do encontro técnico que acontece dia 29 de setembro no Rio Info 2011.
A expressão “empresa 2.0” foi cunhada em 2006 por Andrew McAffee (principal pesquisador de negócios digitais do Massachusetts Institute of Technology - MIT) para descrever empresas que exploravam softwares de plataformas sociais emergentes, tanto dentro de suas estruturas quanto no relacionamento com seus parceiros e clientes, para permitir a colaboração e criação de comunidades virtuais. Alguns traços das plataformas descritas por McAffee são hoje encontrados em diversas mídias sociais como Twitter e Orkut.
Moderado por João Cassino, gerente de divisão de negócios da Cobra Tecnologia, empresa do conglomerado do Banco do Brasil, o encontro técnico “Empresas 2.0” discutirá até que ponto as organizações brasileiras, sobretudo de TI e telecomunicações, estão preparadas para o momento de interatividade e colaboração da desafiadora web 2.0.
A mesa redonda será composta por Jayran Nascimento, diretor de tecnologia da Cobra Tecnologia, Luiz Fuzaro, gerente executivo da fábrica de soluções da Cobra Tecnologia, Marcello Miranda, membro do Instituto Telecom e do conselho consultivo da Anatel, e Ricardo Bimbo, government relations da Red Hat no Brasil, responsável pelo desenvolvimento de negócios junto ao setor público.
Além do atual nível das empresas brasileiras frente ao crescente mercado gerado por esta nova mídia popular, também serão discutidos quais produtos, serviços e modelos de negócios conseguem perceber com mais eficácia o valor econômico gerado pela web 2.0. Questões como as relações entre empresa, colaboradores e clientes, cultura empresarial e processos internos desta nova geração de organizações também serão abordadas.