Encontro de marketing apresenta meios de divulgação do software como serviço
Software como serviço (do inglês software as a service) é um instrumento mercadológico para fornecer um software em forma de um serviço ou prestação de serviços. Organizado em três painéis, o “Encontro de Marketing e Comercialização de Software e Serviços” discutirá a expansão do uso da internet e como o surgimento das redes sociais influem significativamente na divulgação das soluções junto aos mercados consumidores.
A mudança tecnológica tem influído nos produtos e serviços de software, assim como nas estratégias de marketing necessárias à sua comercialização. A evolução do software produto “de prateleira” contratada através de licença por usuário está migrando para a utilização na forma de serviços, com instalação nos usuários ou com uso nos servidores dos fornecedores dos produtos. O “Encontro de Marketing e Comercialização de Software e Serviços”, organizado em três painéis, abordará os impactos e maneiras de trabalhar com estas mudanças mercadológicas.
O primeiro painel, “Software como Serviço”, apresentará o modelo onde as empresas deixam de comprar licenças e passam a ser "assinantes" dos softwares, que são acessados pela internet. A moderação será do consultor João Estebanez e contará com a participação de Kauê Linden (Hostnet), Pablo Gonçalves (Sidetech), Rafael Esberard (HubCom) e Sergio Oehler (True Systems).
“Lojas de Aplicativos (Application Stores)” é o tema do segundo painel, que apresentará as vantagens e estratégias de divulgação das lojas virtuais que vendem aplicativos para seus dispositivos. A moderação será de Rafael Quintana, sócio-fundador da Mobits (empresa de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis que desenvolve para iPhone, iPad, Android, Blackberry, Java ME e Web Apps). Também participa Alex Pinheiro (Hands Mobile), Bruno Valente (Punch!), Paulo Lima (iMusica) e Tiago Baeta (iMasters).
O terceiro e último painel, “Marketing Digital”, apresentará as novas estratégias de divulgação que passam a ser utilizadas a partir da comercialização do software como serviço. A moderação será de Gustavo Pereira (GP), professor de Marketing Digital e vice-presidente da Associação Brasileira de Agências Digitais - Rio de Janeiro. Também participam Ariel Alexandre (Videolog), Guilherme Caldeira (Kaus Mídia), o consultor José Telmo, Marcelo Velloso (Agência Oslo Digital), Pedro Bittencourt (Tuiuiú) e Victor Gonçalves (ADD Tech).
O “Encontro de Marketing e Comercialização de Software e Serviços” acontece dia 29 de setembro durante o Rio Info 2011, maior evento nacional de Tecnologia da Informação.