O ManpowerGroup divulgou os resultados para o quarto trimestre de 2011 da Pesquisa de Expectativa de Emprego da Manpower (Manpower Employment Outlook Survey), que revelam os planos de contratação de empregadores nos maiores mercados de trabalho do mundo. No Brasil, 44% dos empregadores esperam aumentar a força de trabalho no próximo trimestre, 6% preveem uma diminuição nas contratações e 49% antecipam nenhuma mudança até o final do ano. A Expectativa Líquida de Emprego no Brasil é de +38%, a mais otimista entre os 41 países e territórios pesquisados este trimestre.
“O crescimento impressionante dos negócios no Brasil, ainda que à sombra de instabilidades internacionais, é a razão por trás do otimismo dos empregadores brasileiros. A maioria continua confiante de que o desenvolvimento continuará num ritmo sustentável, o que será traduzido no crescimento dos empregos”, afirma Riccardo Barberis, Country Manager da Manpower Brasil. “O Brasil continua a atrair investidores de longo prazo. Investimentos constroem negócios. E negócios de sucesso requerem pessoas talentosas para assegurar o crescimento e a sustentabilidade. Por isso é importante que as estratégias de recursos humanos apoiem as estratégias de negócios das empresas.”
A expectativa para o quarto trimestre continua estável entre os empregadores brasileiros, com o aumento de um ponto percentual tanto em relação ao terceiro trimestre de 2011 quanto em relação ao quarto trimestre de 2010. Empregadores em todos os oito setores e cinco regiões pesquisadas reportaram expectativas positivas de contratação para os próximos três meses com ritmo de contratações com perspectiva de crescimento em quatro dos oito setores e três das cinco regiões, em relação ao ano anterior.
“No Brasil, a taxa de desemprego em 6% e uma contínua demanda forte de empregadores das áreas de Finanças, Seguro e Imobiliário e do setor da Indústria está criando uma intensa competição por profissionais qualificados – especialmente em disciplinas de engenharia, onde a demanda por esses profissionais deve superar a oferta em 20%,” afirma Jeffrey A. Joerres, presidente e CEO do ManpowerGroup.
De acordo com a pesquisa da Manpower para o quarto trimestre de 2011, empregadores em Administração Pública e Educação antecipam o ritmo de contratações mais forte nos próximos três meses reportando uma expectativa de +54%, aumentado os resultados numa margem de 26 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior e 41 pontos percentuais em relação ao mesmo trimestre do ano passado.
A realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014, dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio de Janeiro em 2016 e também o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) – criado para alavancar a serviços básicos no Brasil (moradias populares, urbanização de favelas, distribuição de energia elétrica, saneamento básico, entre outros) – estão gerando investimentos em infraestrutura e contribuindo para o surgimento de oportunidades de negócios no país.
O que também tem refletido na preparação de governos federais e locais para organizar e administrar os eventos. O aumento de oportunidades para concursos públicos, que oferecem mais segurança, estabilidade e altos salários, está em ascensão no Brasil nos últimos anos.
Empregadores dos setores de Finanças, Seguro e Imobiliário e Serviços também reportam uma expectativa dinâmica, de +49% e +45%, respectivamente. Empregadores do setor de Agricultura, Pesca e Mineração tem a expectativa de contratações menos otimista, de +18%, com a expectativa do setor 13 pontos percentuais menor em relação ao terceiro trimestre de 2011 e 3 pontos percentuais maior em relação ao quarto trimestre de 2010.
Site: Convergência Digital
Data: 14/09/2011
Hora: 14h37
Seção: IT Careers
Autor: ------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=27682&sid=46