Ao divulgar uma pesquisa sobre as vendas mundiais de tablets no segundo trimestre de 2011, a consultoria IDC apontou que o setor tem sido, especialmente, impulsionado pela alta demanda pelo iPad, da Apple, o qual passou de uma participação de 65,7%, nos três meses anteriores, para 68,3% das vendas totais do setor, entre abril e junho.
O relatório aponta que, em contrapartida, os tablets que utilizam o sistema operacional Android perderam uma fatia do setor, passando de 34% (no primeiro trimestre) para 26,8% do total de unidades comercializadas no segundo trimestre.
E a IDC projeta que essa tendência de queda deve manter-se entre julho e setembro, quando as vendas desses equipamentos que utilizam a plataforma do Google tendem a responder por 23% do setor. Mas a situação tende a ser revertida nos últimos três meses do ano, quando os equipamentos que usam o Android vão representar 25,9% das vendas totais de tablets, segundo as previsões da consultoria.
Também no relatório, a IDC apontou que o mercado de tablets, no segundo trimestre de 2011, superou as expectativas. No período, foram vendidos 13,6 milhões de equipamentos no mundo, o que significa um aumento de 303,8%, se comparado aos mesmos três meses de 2010, e de 88,9%, em relação ao primeiro trimestre deste ano.
Como reflexo do bom desempenho do setor, a IDC também divulgou um aumento nas projeções de tablets vendidos nos 12 meses de 2011. Agora, a consultoria prevê que serão comercializadas 62,5 milhões de unidades - contra 53,5 milhões previstas anteriormente.
Site: Olhar Digitar
Data: 14/09/2011
Hora: 12h08
Seção: Digital News
Autor: ------
Link: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/android_perdeu_participacao_no_mercado_de_tablets_no_ultimo_trimestre_diz_idc