O ministério das Comunicações vai direcionar R$ 100 milhões à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que deverão ser emprestados a empresas com enfoque na inovação do setor de telecomunicações. A verba é proveniente do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funtel).
De acordo com o superintendente da área de financiamento da Finep, Alexandre Barragat, o crédito vai fomentar a atividade de pequenas e médias empresas da cadeia produtiva do setor. “Esses recursos vão ser utilizados exclusivamente para o desenvolvimento tecnológico da cadeia de fornecedores de equipamentos de telecomunicações”, diz.
O ministro Paulo Bernando, que assinou a transferência dos recursos, afirma que Telecom é vital para o País e este é o momento ideal para impulsionar a área, já que o mercado nacional está em crescimento. As condições de empréstimo, de acordo com ele, serão diferenciadas. Isso porque,a Finep oferecerá o crédito com Taxa Referencial de Juros (TR) de 3,5% e prazos para pagamento que podem chegar a dez anos.
“As taxas são boas e a empresa que receber os recursos tem condições privilegiadas, até com melhores condições do que as praticadas pelo próprio governo em outras instâncias, como Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)”, avalia.
Site: Computerworld
Data: 15/09/2011
Hora: 12h24
Seção: Telecom
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/telecom/2011/09/15/finep-direciona-r-100-mi-para-inovacao-em-telecom/