Amanhã, deixe o carro na garagem

21/09/2011

Amanhã será dia de deixar o carro na garagem e ir trabalhar, estudar e passear usando transporte coletivo. Ou ainda os meios de locomoção não poluentes, como a bicicleta. A campanha “Dia Mundial sem Carro” foi criada para conscientizar sobre os riscos do acúmulo de gás carbônico na atmosfera, sendo uma das causas o aumento da frota de carros e motos.

A comemoração da data teve início na década de 1990 na França. Cidadãos de 35 cidades francesas optaram pela não utilização do carro e buscaram formas alternativas de se locomover.

Logo a ideia se espalhou pela Europa, Américas e Ásia. Países como Inglaterra, Espanha, Islândia, Japão e os EUA possuem mobilizações nacionais de não utilização de carros. Em Jacarta, capital da Indonésia, o dia sem carro acontece a cada duas semanas, sempre aos domingos. Lá a principal avenida da cidade é fechada e os cidadãos são convidados a praticar exercícios ao ar livre.

O Rio de Janeiro celebra o dia desde 2005. A Prefeitura criou zonas de velocidade reduzida e retirou estacionamentos no centro do Rio. A iniciativa é apoiada por grupos de ciclistas como o Transporte Ativo (TA), que promove passeios e atividades para a conscientização da população.

Como sua empresa pode colaborar?
As empresas podem e devem estimular os funcionários a utilizar transportes coletivos e menos poluentes. Disponibilizar vestiários e promover o uso da bicicleta ajuda a melhorar a autoestima do funcionário, a prevenir doenças cardiovasculares e a perder peso com o exercício físico realizado ao pedalar. O Metrô Rio disponibiliza bicicletários gratuitos em algumas estações. O Transporte Ativo possui uma cartilha para orientar as empresas e a quem quer começar a pedalar no trajeto para o trabalho, com dicas de adaptação das empresas e informações de segurança sobre como pedalar no trânsito.

Texto: Gabriel Ribeiro
Edição: Priscila Thereso

<>